domingo, 25 de dezembro de 2011

República Popular da China de 1949 a 1976



Geografia Newton Almeida

    A   República Popular da China : Período de 1949  a  1976 

         Após a Revolução Chinesa (1949), Mao Tse-tung, o Grande Timoneiro na condução do país, instaurou um regime totalitário controlado pelo Partido Comunista Chinês, do qual era secretário-geral. A princípio, adotou o modelo soviético de economia planificada, cujos principais pontos foram a instalação de fazendas coletivas, que receberam o nome de comunas populares na economia agrária, e o controle do Estado sobre os meios de produção. Na época, a população chinesa, constituída de 540 milhões de habitantes, era predominantemente rural.  
       Foi apenas a partir da década de 1950 que o governo chinês resolveu investir na indústria pesada, criando toda a infra-estrutura necessária para a instalação de um grande parque industrial. As indústrias de base e bélica foram prioridades no projeto denominado "Grande Salto para frente" (1958-1962). O plano fracassou, trazendo os mesmos problemas enfrentados mais tarde pela então URSS, baixa produtividade e pouca competitividade no mercado externo. 
      Outro fator, a revolução Cultural (1966 - 1976), acabou por juntar o caos político à crise econômica. A Revolução Cultural perseguiu pessoas, impôs à população os pensamentos de Mao, que estavam expressos no Livro Vermelho, e colocou o país no isolamento em escala internacional.
       Afastados da URSS desde 1960, em virtude da disputa pela hegemonia nuclear no bloco socialista, os chineses romperam definitivamente com os soviéticos em 1965. Isolada, a China cedeu às tentativas de aproximação dos Estados Unidos. Em 1972, o presidente norte-americano Richard Nixon visitou o país. Nesse mesmo ano, a República Popular da China ingressou no Conselho de Segurança da ONU. O Grande Timoneiro morreu em 1976. Seu substituto, Deng Xiao Ping, realizou uma nova "revolução chinesa", a revolução para a modernidade. Essas mudanças envolviam as "Quatro Modernizações" : indústria, agricultura, defesa e tecnologia.    


     Fonte : GEOGRAFIA  Série novo ensino médio . Marina Alves de Almeida, Lúcia ; Barbosa Rigolin, Tércio . Editora Ática . 3ª edição . São Paulo : 2008 . 

GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial