Exercícios Resolvidos de Geografia sobre a Formação Histórica da América
Formação Histórica da América - 8º ANO - Exercícios Resolvidos
PERGUNTA 1- Explique como se deu a formação histórica da América Latina.
RESPOSTA A partir do século XVI as potências européias (Inglaterra, França, Espanha e Portugal, principalmente) iniciaram o processo de colonização na América Latina.
O interesse dos países europeus era a extração de recursos minerais (ouro, prata, pedras preciosas), também a madeira (a exemplo do pau-Brasil) e a produção de produtos agrícolas tropicais (cana-de-açúcar para a fabricação do açúcar, fumo, algodão, etc.). Os colonizadores buscavam o enriquecimento próprio, pouco se importando com o bem-estar dos povos colonizados, e para isso escravizaram os indígenas e trouxeram os escravos negros da África.
Portanto, foram enviados para as colônias pessoas que representavam os interesses dos colonizadores, para impor à força as suas leis, seus pesados impostos e para organizarem a exploração dos territórios dominados.
Portanto, foram enviados para as colônias pessoas que representavam os interesses dos colonizadores, para impor à força as suas leis, seus pesados impostos e para organizarem a exploração dos territórios dominados.
É importante observar que esse modelo de colonização é chamado de colonização de exploração, ao contrário do modelo de colonização de povoamento que aconteceu no Canadá e Estados Unidos.
Mas, por que na América Anglo-Saxônica (Canadá e Estados Unidos) não aconteceu a colonização de exploração e sim a colonização de povoamento ?
A razão é que na América Anglo-Saxônica o clima é semelhante ao da Europa, predominantemente temperado, e por isso a agricultura de produtos tropicais não se adaptaria a essas colônias. E também, por sorte desses países, os metais e pedras preciosas só foram encontrados após a independência dos Estados Unidos, a partir do século XVIII.
As pessoas, vindas das potências européias, que foram morar na América Anglo-Saxônica eram conjuntos de famílias que estavam buscando fugir das guerras e perseguições religiosas, fato muito comum nessa época na Europa. Então, essas famílias tinham como objetivo construir uma vida melhor e próspera, o que chamamos de colonização de povoamento.
PERGUNTA 2 - Que marcas foram deixadas pelo modelo mercantilista e explorador que caracterizou a colonização da América Latina? Cite exemplos.
RESPOSTA
O mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvidas na Europa na Idade Moderna, onde os sistemas de governo eram monarquias absolutistas, entre os séculos XV e XVIII, que se caracterizou pela dominação de territórios da América, África e Ásia, trazendo das colônias metais e pedras preciosas e produtos vegetais agrícolas tropicais, utilizando a mão-de-obra escrava para a exploração dessas atividades.
As conquistas das colônias foram possíveis com as grandes navegações. O domínio de técnicas de navegação, assim como a construção das embarcações que cruzavam as rotas marítimas, impulsionaram o mercantilismo.
As colônias só podiam realizar o comércio com as metrópoles (potências colonizadoras). O objetivo dos colonizadores, ou metrópoles, era acumular a riqueza, do Reinado Absolutista, para dessa forma manter o poder central.
As marcas deixadas são a desigualdade social atual, onde a massa trabalhadora vive com salários baixos em comparação com poucas famílias muito abastadas. Nos últimos anos o Brasil tem feito um esforço para diminuição da desigualdade social, principalmente através de programas sociais de transferência de renda (como Bolsa Família, aumento do salário mínimo e aposentadorias, Benefício da Prestação Continuada - LOAS, lei de cotas de emprego para Portadores de Deficiência, Programa Nacional da Agricultura Familiar, avanço da Reforma Agrária, e outros). Outra marca do mercantilismo é a grande maioria dos negros mantidos na pobreza, pois ainda não lhes foram dadas oportunidades de erguerem-se diante da exploração e dos horrores da escravidão. Recentemente está sendo adotada a distribuição de cotas para negros em universidades, como instrumento de resgate da exploração histórica a que foram submetidos.
Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 . As marcas deixadas são a desigualdade social atual, onde a massa trabalhadora vive com salários baixos em comparação com poucas famílias muito abastadas. Nos últimos anos o Brasil tem feito um esforço para diminuição da desigualdade social, principalmente através de programas sociais de transferência de renda (como Bolsa Família, aumento do salário mínimo e aposentadorias, Benefício da Prestação Continuada - LOAS, lei de cotas de emprego para Portadores de Deficiência, Programa Nacional da Agricultura Familiar, avanço da Reforma Agrária, e outros). Outra marca do mercantilismo é a grande maioria dos negros mantidos na pobreza, pois ainda não lhes foram dadas oportunidades de erguerem-se diante da exploração e dos horrores da escravidão. Recentemente está sendo adotada a distribuição de cotas para negros em universidades, como instrumento de resgate da exploração histórica a que foram submetidos.
*Atenção as respostas são do Professor Newton Almeida.
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial