sábado, 9 de junho de 2012

Formação Histórica da América : Exercícios Resolvidos

                Formação Histórica  da América - 8º ANO   -  Exercícios Resolvidos 

PERGUNTA   1- Explique como se deu a formação histórica da América Latina . 

RESPOSTA    A partir do século XVI as potências européias (Inglaterra, França, Espanha e Portugal, principalmente) iniciaram o processo de colonização na América Latina. 
  O interesse dos países europeus era a extração de recursos minerais (ouro, prata, pedras preciosas), também a madeira (a exemplo do pau-Brasil) e a produção de produtos agrícolas tropicais (cana-de-açúcar para a fabricação do açúcar, fumo, algodão, etc.). Os colonizadores buscavam o enriquecimento próprio, pouco se importando com o bem-estar dos povos colonizados, e para isso escravizaram os indígenas e trouxeram os escravos negros da África.    
  Portanto, foram enviados para as colônias pessoas que representavam os interesses dos colonizadores, para impor à força as suas leis, seus pesados  impostos e para organizarem a exploração dos territórios dominados. 
   É importante observar que esse modelo de colonização é chamado de colonização de exploração, ao contrário do modelo de colonização de povoamento que aconteceu no Canadá e Estados Unidos. 
   Mas, por que na América Anglo-Saxônica (Canadá e Estados Unidos) não aconteceu a colonização de exploração e sim a colonização de povoamento ?  
  A razão é que na América Anglo-Saxônica o clima é semelhante ao da Europa, predominantemente temperado, e por isso a agricultura de produtos tropicais não se adaptaria a essas colônias. E também,  por sorte desses países, os metais e pedras preciosas só foram encontrados após a independência dos Estados Unidos, a partir do século XVIII. 
  As pessoas, vindas das potências européias, que foram morar  na  América Anglo-Saxônica eram conjuntos de famílias que estavam buscando fugir das guerras e perseguições religiosas, fato muito  comum nessa época na Europa. Então, essas famílias tinham  como objetivo construir uma vida melhor e próspera, o  que chamamos de colonização de povoamento. 

PERGUNTA  2 - Que marcas foram deixadas pelo modelo mercantilista e explorador que caracterizou a colonização da América Latina ?  Cite exemplos. 

RESPOSTA 
     O mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvidas na Europa na Idade Moderna, onde os sistemas de governo eram monarquias absolutistas, entre os séculos XV e XVIII, que se caracterizou pela dominação de territórios da América, África  e Ásia, trazendo das colônias metais e pedras preciosas e produtos vegetais agrícolas tropicais, utilizando a mão-de-obra escrava para a exploração dessas atividades.
   As conquistas das colônias foram possíveis com as grandes navegações. O domínio de técnicas de navegação, assim como a construção das embarcações que cruzavam as rotas marítimas, impulsionaram o mercantilismo. 
   As colônias só podiam realizar o comércio com as metrópoles (potências colonizadoras). O objetivo dos colonizadores, ou metrópoles, era acumular a riqueza, do Reinado Absolutista, para dessa forma manter o poder central. 
    As marcas deixadas são a desigualdade social atual, onde a massa trabalhadora vive com salários baixos em comparação com poucas famílias muito abastadas. Nos últimos anos o Brasil tem feito um esforço para diminuição da desigualdade social, principalmente através de programas sociais de transferência  de renda (como Bolsa Família, aumento do salário mínimo e aposentadorias, Benefício da Prestação Continuada - LOAS, lei de cotas de emprego para Portadores de Deficiência, Programa Nacional  da Agricultura Familiar, avanço da Reforma Agrária, e outros). Outra marca do mercantilismo  é a grande maioria dos negros mantidos na pobreza, pois ainda não lhes foram  dadas oportunidades de erguerem-se diante da exploração e dos horrores da escravidão. Recentemente está sendo adotada a distribuição de cotas para negros em universidades, como instrumento de resgate da exploração histórica a que foram submetidos. 
   

Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .   
    *Atenção as respostas são do Professor Newton Almeida.  
   
Geografia Newton Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !