domingo, 10 de junho de 2012

Muralha da China


Geografia Newton Almeida

           "   A Grande Muralha 
   Apesar da sua unidade linguística e cultural notável, a China contava com uma unidade política precária, o que a fez sofrer ainda do que a Europa com as invasões. Sugestivamente, o Império Romano nunca construiu um grande muro para se defender daqueles que atacavam  por terra, mas a China, ainda num período inicial, teve de planejar uma imensa muralha para manter sob vigilância seus inimigos, que habitavam as terras secas e esparsamente povoadas do noroeste. 
   A Grande Muralha da China foi concluída em 214 a.C., embora nunca estivesse definitivamente pronta, já que era constantemente prolongada e ampliada. A obra refletia a capacidade de organização dos governantes, bem como a força e resistência das centenas de milhares de trabalhadores designados compulsoriamente para as tarefas nacionais. Estes contavam com menos motivos do que seus governantes para admirar aquela grandiosa obra: tinham sido afastados de casa para empenhar-se durante longas horas em pedreiras e fábricas de tijolos, muitas vezes nunca mais voltando a ver suas famílias. Logo se percebeu que o terreno próximo à muralha era acidentado e, em determinado trecho, um enorme desvio precisou ser feito para evitar a grande curva do Rio Amarelo (Huang He). No total, a muralha e suas voltas chegaram a 6,3 mil quilômetros. Se obra semelhante fosse construída na parte mais larga da Austrália, de leste a oeste, não seria mais extensa do que a Grande Muralha da China. Em tempos de perigo, o exército que a guardava deve ter sido bastante numeroso para padrões da época. Quando havia possibilidade de invasão, dezenas de milhares de olhos precisavam ficar atentos e manter vigilância. Além disso, um grande número de soldados tinha como principal tarefa lutar, e não vigiar.  .....   " 

Fonte :     Livro -  BLAINEY, Geofrey; Uma Breve História do Mundo, Editora Fundamento, São Paulo : 2011 .

   
Geografia Newton Almeida
    A  estrutura da Grande Muralha varia de acordo com a região em que os diferentes trechos estão construídos. Devido a diferença de materiais disponíveis em cada local, as diferentes condições de relevo, projetos e técnicas de construção, e mesmo da situação militar vivida por cada dinastia, os trechos da muralha apresentam variações. Perto de Beijing, por exemplo, os muros foram construídos com blocos de pedras de calcário; em outras regiões, podem ser encontrados o granito ou tijolos; nas regiões mais ocidentais (a oeste), de desertos, onde os materiais são mais escassos, os muros foram construídos com vários elementos, entre os quais galhos de plantas enfeixados. Em geral os muros apresentam uma  largura média de sete metros na base e seis metros no topo, com altura média de sete metros e meio. Segundo foi divulgado por cientistas chineses em abril de 2009, o comprimento total da muralha é 8.850 Km.    
Geografia Newton Almeida
      Imagem acima : mapa com a indicação dos diversos trechos da Muralha da China 


GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial