Socialismo : Características : Rússia : Exercícios
Podemos definir socialismo como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes e sem desigualdade.
Para atingir esse fim, o socialismo defende a extinção da propriedade privada: o Estado passa a ter o total controle da produção, com o compromisso de garantir à população a distribuição justa de bens e serviços, como saúde, educação, habitação etc.
As características do socialismo
O socialismo prevê a adoção das seguintes políticas :
- Estatização . As terras e os meios de produção devem pertencer ao Estado, que também define o salário dos trabalhadores.
- Economia planificada. As atividades econômicas devem seguir uma planificação idealizada e executada pelo Estado, que decide o que e como produzir, para atender às necessidades de bens e serviços de cada indivíduo.
- Pleno emprego. Para executar suas várias funções e diminuir as desigualdades sociais, o Estado cria um imenso quadro de funcionários, garantindo emprego a todos. O pleno emprego favoreceu o surgimento de uma enorme burocracia nos países socialistas.
- Relação social. O objetivo era diminuir as diferenças sociais, mas o que se viu nos países socialistas foi a obtenção de privilégios pelos dirigentes do Estado.
A experiência russa
O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por quinze repúblicas socialistas, cujo poder central estava concentrado em Moscou, na Rússia.
Após a Segunda Guerra Mundial, outros países, principalmente do leste da Europa, foram incorporados à URSS.
O modelo de governo instaurado na Rússia e no Leste europeu não seguiu as propostas originais do socialismo. Na verdade, o regime colocado em prática favoreceu uma classe de burocratas estatais (formada pelos dirigentes desses países) que impedia o povo de participar das decisões.
Apesar das diferenças entre o socialismo real (o que foi implantado) e o idealizado, os países que adotaram o sistema apresentaram, durante décadas, indicadores sociais e econômicos semelhantes aos dos países capitalistas ricos, com destaque para as áreas de educação, saúde, transportes e comunicações.
"
Fonte : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007 .
Exercícios (com respostas)
1- O socialismo é um sistema de produção que propõe a construção de uma sociedade sem classes e sem desigualdades. Pergunta : Qual é o outro sistema de produção, que é utilizado no Brasil e na quase totalidade dos países do mundo, que você conhece ?
RESPOSTA - O sistema capitalista, ou capitalismo.
2- O socialismo procura resolver as diferenças sociais, e no capitalismo ? No sistema capitalista você encontra diferenças sociais ?
RESPOSTA - Sim ! O sistema capitalista tem como fundamento a liberdade de mercado, ou seja, qualquer pessoa tem a liberdade de trabalhar, de organizar sua própria empresa. Essa liberdade de empreender é muito boa, facilita a realização pessoal, mas a quantidade de pessoas que enfrentam privações é muito grande. Na grande maioria dos países capitalistas não desenvolvidos, como o caso do Brasil, existe uma pequena parcela de pessoas muito ricas e a grande maioria é pobre, ou seja, a desigualdade social é enorme. É importante que a qualidade da educação das escolas públicas seja muto boa, para garantir que os mais pobres tenham condições de alcançar qualquer profissão que desejem, e assim obter uma vida mais confortável e plena.
3- No sistema socialista de que maneira o governo busca eliminar as diferenças sociais ?
RESPOSTA - A partir do fim da propriedade privada, ou seja, no socialismo o Governo determina tudo o que acontece na economia e procura distribuir, a todos, saúde, moradia, emprego, educação, cultura, etc.
4- Se no sistema socialista todos tem acesso à educação, moradia, saúde, então a população de um país socialista deve ser muito feliz e contente. Sim ou não ?
RESPOSTA - A coisa que o governo socialista não fornece aos seus cidadãos é a liberdade. Fica difícil de ser feliz se você não pode escolher a profissão que vai seguir. Imagine não poder viajar para outro país, mesmo que tenha parentes no exterior.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial