América Central insular : economia : 8º ano : perguntas com respostas
Perguntas com respostas, sobre a conomia da América Central insular, seguindo os conteúdos do livro : Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007 .
Ao final de cada pergunta, a resposta. Bons estudos !
1- Qual é a principal atividade econômica do Caribe ?
RESPOSTA - A principal atividade econômica da América Central insular, ou Caribe, é a agricultura, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor é Cuba. Também são cultivados : banana, fumo, café e algodão.
2- Por quais razões os países caribenhos costumam necessitar da importação de alimentos para o seu consumo ?
RESPOSTA - A produção agrícola do Caribe está mais voltada para o mercado externo, tornando-se dependente das oscilações dos preços internacionais. Isso impacta diretamente na economia dos países do Caribe e acaba tornando necessária a importação de alimentos para o seu consumo.
3- Quais são os recursos minerais mais importantes do Caribe ?
RESPOSTA - Os recursos minerais mais importantes do Caribe são a bauxita (a Jamaica é o quarto maior produtor mundial) e o petróleo (destacam-se Trinadad e Tobago, Aruba e Curaçao).
4- Comente sobre a atividade industrial da América Central insular.
RESPOSTA - A atividade industrial é pouco desenvolvida, permanece restrita ao beneficiamento das matérias-primas agrícolas, à confecção de roupas e ao artesanato local, principalmente de cestaria e de cerâmica.
5- A atividade turística é importante na América Central insular ?
RESPOSTA - O turismo é muito forte na América Central insular. O Caribe é rota de cruzeiros marítimos e destino de milhares de turistas que procuram suas praias e sua Floresta Tropical. A rede hoteleira e a infraestrutura turística são controladas por transnacionais.
6- O que é "paraíso fiscal " ? Existe algum paraíso fiscal na América Central insular ?
RESPOSTA - Além dos paraísos turísticos, a região do Caribe possui conhecidos paraísos fiscais, como as Ilhas Cayman, as Ilhas Virgens e as Bahamas. Nesses países, grandes somas podem ser depositadas sem a necessidade de declarar a origem do dinheiro. Os depósitos bancários são protegidos por leis que beneficiam o sigilo bancário. Além disso, oferecem-se facilidades na documentação e cobram-se baixos impostos.
7- Que tipo de gente utiliza os paraísos fiscais ?
RESPOSTA - Os maiores "clientes" dos paraísos fiscais são pessoas envolvidas com o crime organizado (narcotráfico, contrabando, etc.) e com o desvio de dinheiro público.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial