A Expansão do Território Brasileiro : Em Busca do Ouro
O ouro é um metal nobre que sempre despertou o interesse de qualquer ser humano. Desde que se tem relatos escritos, nas mais antigas civilizações humanas, o ouro já era cobiçado pelos reis e nobres até os súditos mais humildes.
No Brasil, após incansáveis buscas, foi encontrado o preciso metal amarelo, ao final do século XVII, nas regiões das Minas Gerais. Essa descoberta foi importante para a expansão territorial do Brasil , e também ocasionou uma nova organização administrativa da então colônia de Portugal.
Após a descoberta do ouro, ocorreu um afluxo de população almejando o sonho do enriquecimento rápido, e com isso houve a necessidade de crescente abastecimento na região das Minas Gerais. Dessa forma, uma nova expansão territorial passou a ocorrer, agora para a direção do Rio Grande, fomentando a criação de gado e rebanhos de todo tipo.
Em 1693, no tempo em que se descobriu ouro nas regiões das minas, firam criadas as capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Entretanto, com o massacre dos paulistas em 1709, no conflito que ficou conhecido como " Guerra das Emboabas " (confronto entre bandeirantes paulistas e forasteiros que também procuravam ouro e pedras preciosas), teve início a intervenção mais efetiva da Coroa na região de Minas Gerais : Minas foi separada da capitania do Rio de Janeiro, tendo sido criada a capitania de São Paulo, em substituição à de São Vicente - adquirida em 1710 pela Coroa Portuguesa. Além dela, outras foram compradas, como as de Pernambuco (1716) e Espírito Santo (1718), dando nova feição à administração portuguesa na colônia, mais presente e interiorizada.
Nesse processo de expansão territorial a atuação dos Bandeirantes foi fundamental. Eles eram homens destemidos, que eram usados por portugueses para enfrentar os indígenas e também para recuperar escravos fugitivos. Os Bandeirantes saíam de São Paulo e São Vicente, entrando nas matas e descendo os rios, e alcançavam o interior do Brasil. Essas expedições eram chamadas de Entradas e Bandeiras. As entradas eram organizadas pelo governo, enquanto que as Bandeiras eram patrocinadas por donos de engenhos e outros mais abastados. O Bandeirantes foram impiedosos com os indígenas e os negros, sustentando o sistema escravocrata, mas pode-se dizer que foram os responsáveis pela expansão e ocupação do que se tornou o imenso território brasileiro.
Imagem : Bandeirantes escravizando indígenas - de Jean Baptiste Debret (pintado no ano de 1834).
Imagem : descoberta de jazida de ouro em 1693, Reprodução do Museu Afro Brasil.
Fonte - www.ibge.com.br
Fonte das imagens : http://semiedu2013.blogspot.com.br
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial