BIOLOGIA - Classificação e Homologia : Não se deve confundir homologia com analogia : Homologia entre as extremidades dos vertebrados
" Classificação e Homologia
Homologia significa semelhança. Esse conceito em Biologia refere-se às semelhanças em relação a um mesmo plano básico de organização, que indicam uma mesma origem evolutiva e, portanto, um parentesco natural. Um exemplo clássico é o dos membros dos vertebrados, que apresentam na fase embrionária o mesmo número e disposição de ossos, os quais durante o desenvolvimento, se modificam, mostrando nos adultos adaptações a diferentes funções. Alguns desses órgãos homólogos são a asa do morcego, a nadadeira da baleia, a pata do gato, o braço do homem, a pata do cavalo, a pata do tatu etc.
Figuras acima : Homologia entre as extremidades dos vertebrados. (Esquema com representações fora de proporção entre si. Cores-fantasia).
Além dessas homologias anatômicas, são ainda importantes as bioquímicas, pois o simples acaso não poderia explicar, por exemplo, a presença de hemoglobinas, enzimas e outras substâncias muito semelhantes em animais diferentes.Tais semelhanças sugerem uma mesma origem evolutiva e dão bastante consistência às propostas de filogenias, ou seja, as prováveis origens e relações evolutivas entre os grupos.
Não se deve confundir homologia com analogia, pois esta se refere a semelhanças apenas funcionais. As asas dos insetos e das aves, por exemplo, embora grosseiramente parecidas, não têm qualquer relação de origem e de estrutura básica. São órgãos análogos, sem origem evolutiva comum e, portanto, não considerados para efeito de classificação.
Figuras acima : Esquema comparando homologia e analogia. (Representações fora de proporção entre si. Cores-fantasia.) . "
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial