quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Biodiversidade do Ecossistema Marinho : Corais : Anêmonas : Fotossíntese

           
Geografia Newton Almeida


          "   Animais ou plantas ? 


   O ecossistema marinho é rico em biodiversidade. Podemos observar, em rochas litorâneas submersas, inúmeras espécies de diferentes grupos de seres vivos que disputam mínimos espaços e estabelecem diferentes tipos de relações. Nas zonas de recife, por exemplo, rosas-do-mar (anêmonas) e corais crescem dispersos entre os talos coloridos de muitas espécies de algas.  Esses animais fixos exibem belas cores, uma típica simetria radial e lembram flores, com seus tentáculos semelhantes a pétalas abertas. Além disso, eles têm capacidade de fotossíntese, o que sabemos hoje, deve-se à presença de zooxantelas e zooclorelas, as microscópicas algas que vivem em mutualismo (simbiose) no interior de seus tecidos.
   Sabemos, por outro lado, que as primeiras classificações zoológicas se baseavam em critérios anatômicos externos e que, por isso, durante muito tempo, os cnidários foram considerados vegetais.  
                                  "

FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 . BIOLOGIA 



GEOGRAFIA Newton Almeida

1 Comentários:

Às 23 de julho de 2020 às 15:37 , Blogger Unknown disse...

amei

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial