FÍSICA - Mudança da concepção geocêntrica do Universo : Ciências particulares começam a se separar da Filosofia : Revolução Científica
A Revolução Científica
Entre os séculos XVI e XVII ocorreram alterações drásticas no conhecimento, que receberam o nome de Revolução Científica e que resultaram na chamada ciência moderna. Antes de alcançar esse degrau o conhecimento humano evoluiu da filosofia antiga grega para a alquimia .
As principais características da chamada revolução científica são :
- Mudança da concepção geocêntrica do Universo (Terra no centro do Universo) para a concepção heliocêntrica (Sol no centro), proposta por Copérnico (1473 - 1543) .
- Alterações no método a ser seguido na busca do conhecimento. Até então fazia-se pouco uso da experimentação e da Matemática. A partir da Revolução Científica passou-se a encarar como fundamentais a experimentação e a Matemática, sendo Galileu (1564-1642) considerado o fundador do novo método.
Nessa época também as ciências particulares começam a se separar da Filosofia. Primeiramente a Física, depois a Biologia, e mais tarde as ciências humanas, como a Sociologia, a Psicologia, etc. No entanto, durante algum tempo a Física continuou a ser chamada de Filosofia Natural.
Durante a Revolução Científica, os trabalhos de cientistas como Galileu e Kepler culminaram na obra de Isaac Newton (1642-1727), que em 1687, publicou um monumental trabalho que estabelecia as leis do movimento, dando consistência à primeira parte da Física : a Mecânica. A partir daí, durante os duzentos anos seguintes, foram tomando forma outras partes da Física : a Termologia (o estudo do calor), a Eletricidade, a Óptica (estudo da luz) e a Ondulatória (estudo das ondas).
Fonte : Livro : Sampaio, José Luiz; Calçada, Caio Sérgio; Universo da FÍSICA 1 Mecânica, Atual Editora, 2ª edição, São Paulo : 2005 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial