quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Questão de Geografia do ENEM 2010 sobre Estrada de Ferro Carajás

    
      Vamos resolver uma questão bem fácil, que basta usar a interpretação textual e o bom senso para se chegar à opção certa. 

QUESTÃO  - ENEM  2010


       No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilô - metros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 loco - motivas.
   Dísponivel em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em 27 jul.  2010 (adaptado).

      A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a  
A) produção de energia para as principais áreas industriais do país.

B) produção sustentável de recursos minerais não metálicos.

C) capacidade de produção de minerais metálicos.

D) logística de importação de matérias-primas industriais. 

E) produção de recursos minerais energéticos. 

     
RESPOSTA    C 

         A ferrovia Carajás tem importância para o escoamento de minerais metálicos (ferro, manganês, ouro, etc.), explorados no interior do Pará e Maranhão. Esses produtos primários são exportados através do principal porto da região da cidade de São Luís do Maranhão, o Porto do Itaqui. 

       Situado em São Luís no Estado do Maranhão, na baía de São Marcos e a 11 km do centro da cidade. O Porto do Itaqui tem uma posição estratégica na costa da região nordeste, localizado próximo aos mercados da Europa, América do Norte e Canal do Panamá.



Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

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