terça-feira, 13 de março de 2018

Perguntas com Respostas sobre as DUNAS

     
Imagem: dunas de Genipabu (RN).


       As dunas constituem um ambiente muito curioso pela sua dinâmica, formas e instabilidade. Será que alguém pode fazer um mapa de uma região de dunas, registrando as alturas de suas cristas e ondulações? Sim, isso é possível, porém pode ser um trabalho "descartável", pois em um curto espaço de  tempo (até menos de um ano) as feições estariam diferentes de quando o mapa foi feito. Por que isso? Essa e outras dúvidas você entenderá ao longo desse exercício! 

       Perguntas com Respostas sobre as DUNAS 

PERGUNTAS 

1-  O que são dunas? 

2-  Explique mais detalhadamente sobre a formação das dunas? 

3-  Comente  sobre a inclinação das dunas em relação à sua formação.

4-  Onde são encontradas as dunas? 

5- Qual tipo de flora ou fauna pode existir nas dunas?  

6- Qual é a importância  da preservação das dunas litorâneas? 

7- Quais são os tipos de dunas, sob critério de sua forma? 

8- Quais são os tipos de dunas, sob critério de sua movimentação? 

9-  Cite alguns exemplos de dunas do Brasil.

10-  A duna da foto (abaixo) é a maior duna do mundo, totalmente de areia. Como se chama? Onde fica?  (Dica - está ao sudoeste do continente africano). 


RESPOSTAS 

1- As dunas são montes (imensos ou pequenos) de grãos de  areia depositados, quase sempre,  pela ação do vento. A força dos ventos  é capaz de desgastar as rochas e transportar seus  sedimentos, ou movimentam pequenos grãos sedimentares já existentes na superfície de determinado local. 

2- As dunas mais comuns são aquelas formadas pela ação dos ventos, as dunas eólicas. Os ventos  carregam, pelo ar, pequenas partículas sedimentares que ao encontrarem algum obstáculo, uma pedra, um arbusto, um pedaço de madeira, o corpo de uma animal morto, tendem a se acumular, formando um pequeno monte  de areia. Esse pequeno monte  vai recebendo outras partículas que vão também se depositando, fazendo surgir uma duna. 

3-   No processo de formação da duna surgem duas faces de diferentes inclinações: a face  que recebe o vento frontalmente é chamada  de barlavento, de inclinação mais suave, de cerca de 5º a 15º; a face posterior é chamada de  sotavento, com inclinação de uns 20º a 35º.  Essa assimetria é resultante  da força da gravidade sobre o monte crescente de areia. Os grãos de areia são forçados pelos ventos  na direção horizontal, mas a força da gravidade os força verticalmente, fazendo com que rolem para baixo, quando o vento pára, ou quando sopra fracamente. 

4- As dunas são facilmente encontradas nas áreas litorâneas, mas também nas proximidades de leitos de rios e áreas interiores aos continentes, em locais de baixa pluviosidade. Cerca de 20% do total da superfície continental  é formada por desertos, nos quais a formação de dunas é quase frequente.


5-  As condições ambientais  das dunas, de baixa umidade e alta salinidade, não são muito propícias à sobrevivência de espécies, mas é possível encontrar gramíneas, plantas rasteiras e arbustos, onde vivem insetos, répteis, pequenos roedores e pássaros. 


6-  As dunas são consideradas áreas de preservação permanente (APP), segundo a legislação brasileira, que devem ser preservadas pelo fato de constituírem um ecossistema com características próprias e bastante  diferenciadas, com flora e fauna adaptadas para sobreviver nesses locais mais secos e quentes. 
       As dunas possuem importantes funções (ou prestam serviços ambientais): 
   -  barram a força dos ventos na costa, protegendo o solo e o relevo contra a erosão a sotavento das dunas; 
   - contém o avanço da água do mar, reduzindo a penetração da água salgada no lençol freático. 
      
7-  As dunas, de acordo com a sua  forma, são classificadas em cinco tipos: 
      - dunas lineares - são dunas mais retas que formam longas linhas contínuas; 
      - duna crescente - também chamada de duna barcham, é a mais comum em formato de meia lua, bem alargadas;  
      - dunas parabólicas - são as que  possuem formato em ' U '; 
        - duna estrela - com forma piramidal; 
      - duna domo - é a mais rara de ser encontrada, com formato oval e de baixa altura. 

8-  As dunas são classificadas (de acordo com sua movimentação) em: 
      -  duna estacionária - ou duna fixa, ou estável, pelo fato de seu local de origem permanecer inalterado, devido à vegetação que a impede de se deslocar; 
       - duna migratória - ou duna móvel, pois muda de lugar pela ação de fortes ventos e ausência de vegetação ou outros obstáculo natural; 
      - duna fóssil - ou paleoduna, cuja formação é muito antiga e geralmente possui coloração avermelhada, recebe esse nome por reunir diversos fragmentos de  civilizações pré-históricas.  

9-  No Brasil existem diversas dunas, em sua maioria litorâneas, em locais de  magníficas paisagens, bastante frequentados  por turistas, por exemplo: Lençóis Maranhenses; Jericoacara; Natal; Areia Branca; Genipabu; Jalapão; Cabo Frio; Florianópolis, etc. 

10- A Duna 7 é a da foto, localizada na Namíbia (África), com 340 metros de altura. 

         * Você deve estar achando essa duna nem tão alta  assim, e já pode ter lido que a duna mais alta do mundo fica no Vale do Nazca (Peru), a duna Cerro Blanco com 2.078 metros, mas a Duna 7 é totalmente  de areia, já a Cerro Blanco (imagem abaixo) tem sua  base sobre rochas. 



Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial