sexta-feira, 28 de março de 2014

Brasil - Regionalização : Sul do Complexo Regional Centro-Sul : Geografia para 7º Ano Ensino Fundamental

Geografia Newton Almeida

         A regionalização significa agrupar a imensidão do espaço geográfico em partes menores, que possuem características semelhantes, sob determinados critérios. 
          O Brasil costuma ser regionalizado, de duas formas mais utilizadas. Uma regionaliza o Brasil em cinco regiões : Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A outra forma, regionaliza o Brasil e três complexos, ou regiões geoeconômicas : Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
        O texto abaixo descreve aspectos do Sul do Complexo Regional Centro-Sul, do Brasil.   

       O texto foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.  
     

" O Sul do país

   A porção sul do país é uma área que abrange os três estados meridionais do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Nela também está incluída a maior parte do estado de São Paulo, que possui muitas características comuns com esses três estados sulinos : forte presença de imigrantes e de seus descendentes, agropecuária moderna, grande número de  cidades médias prósperas, com indústrias variadas (principalmente agroindústria). Costuma-se dividir essa parte do país nas seguintes unidades espaciais: 

     -  Campanha Gaúcha ou região dos pampas: área onde estão as cidades de Bagé, Uruguaiana, Santana do Livramento e Santa Maria. É uma região de pecuária moderna, com gado selecionado, e agricultura que utiliza técnicas mais adequadas, destacando-se os cultivos de trigo, soja e arroz.

     -   Vale do Itajaí , em Santa Catarina : aí  estão as cidades de Blumenau e Brusque, e mais ao norte, Joinville. É uma região de colonização alemã, com predomínio de pequenas e médias propriedades agrícolas, que praticam a policultura associada à pecuária. Aí se localizam inúmeras indústrias têxteis e alimentícias, entre outras. 

    -  Vale do Ribeira : localizado na parte sudeste do estado de São Paulo, ao redor do rio Ribeira de Iguape. É a área menos desenvolvida do estado, praticamente sem indústrias e onde se destacam os cultivos de banana e chá, este último introduzido por imigrantes japoneses.

   - Norte do Paraná : área onde se destacam as cidades de Londrina e Maringá. O café foi a grande riqueza da região até os anos 1970. Com a erradicação do plantio desse produto na região, existe atualmente forte presença de outras culturas (algodão, trigo, amendoim, soja) e também de inúmeras atividades industriais, ligadas principalmente à agroindústria. 

   - Interior de São Paulo : área que, desde os anos de 1980, vem crescendo bem mais do que a Grande São Paulo. Possui inúmeras cidades médias com razoável parque industrial e intensa atividade agropecuária (cana-de-açúcar, principalmente e também laranja, algodão, uva, figo, milho, tomate, amendoim, café, entre outros produtos). Podemos citar como principais capitais regionais dessa área as cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, Piracicaba e Sorocaba.

   - Vale do Tubarão, em Santa Catarina : área famosa pela produção de carvão mineral, onde se destacam as cidades de Tubarão e Criciúma.            "
Geografia Newton Almeida

Acima : cidade de Criciúma (SC)  

                                               
GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: