O texto foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
" Agreste
É uma área de transição entre o Sertão e a Zona da Mata. Corresponde, de forma geral, ao planalto da Borborema . O que caracteriza essa unidade é o fato de possuir, ao lado de áreas mais úmidas na parte leste, outras áreas de clima semiárido e caatinga na parte ocidental. No Agreste, predominam as pequenas e médias propriedades e pratica-se uma policultura com o cultivo de algodão, café e agave ou sisal (planta da qual se extrai uma fibra utilizada para fabricar tapetes, bolsas e cordas).
Localizam-se nessa região algumas cidades que desempenham o papel de capitais regionais, como Campina Grande , na Paraíba, Caruaru e Garanhus , em Pernambuco. Essas cidades, que já viveram basicamente do comércio, tirando proveito de sua localização estratégica entre a Zona da Mata e o Sertão, hoje possuem economias cada vez mais alicerçadas no turismo, com festas que atraem multidões, como os carnavais fora de época, as festas juninas , entre outras. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário