RESPOSTA - Depois da Segunda Guerra Mundial a Alemanha foi dividida em Alemanha Oriental (socialista) e Alemanha ocidental (capitalista). Após o declínio do sistema socialista no mundo, as duas Alemanhas reunificaram-se novamente em 1990. A Alemanha Ocidental possuía condições socioeconômicas bem melhores do que a Alemanha Oriental, então a reunificação alemã na verdade representou a anexação da parte oriental pela ocidental.
2- Qual fato histórico marca a reunificação alemã?
RESPOSTA - A queda do muro de Berlim, foi o fato marcante que simboliza a reunificação alemã (veja imagem abaixo).
Uma onda revolucionária tomou conta do Bloco do Leste (países socialistas que eram aliados da União Soviética). Após semanas de protestos, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, que todos os cidadãos da Alemanha Oriental poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro de Berlim, que dividia as duas Alemanhas. Os alemães ocidentais recebiam os orientais em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram sendo destruídas pelos cidadãos de maneira eufórica. Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover a estrutura do Muro de Berlim. A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990.
3- Quais aspectos, no processo de reunificação alemã, desagradaram o movimento ambientalista / ecológico alemão-ocidental ?
RESPOSTA - A moeda da ex-Alemanha Ocidental, o marco, tornou-se a moeda da Alemanha, e praticamente todas as leis da Alemanha capitalista (ocidental) passaram a vigorar na Alemanha. Além disso, o forte movimento ambientalista / ecológico alemão-ocidental , queixou-se de que no processo de reunificação alemã, alguns aspectos positivos da ex- Alemanha Oriental foram deixados de lado, pela falta de diálogo ou negociação, como a pouca competição do sistema socialista, o seu baixo índice de emprego e a preservação de monumentos históricos .
4- Comente sobre as diferenças entre os parques industriais e a tecnologia das duas Alemanhas.
RESPOSTA - Após a reunificação da Alemanha, em 1990, começou uma verdadeira adaptação do parque industrial da Alemanha Oriental, pois encontrava-se bem inferior aos níveis de produtividade da Alemanha Ocidental. Apesar de ter sido o país mais industrializado da Europa Oriental, a Alemanha Oriental possuía tecnologia ultrapassada, em comparação com a Alemanha Ocidental, apresentando grandes desperdícios de energia e mão-de-obra, além de ser altamente poluidora do meio ambiente.
5- Comente sobre os investimentos feitos no processo de reunificação da Alemanha.
RESPOSTA - A Alemanha Oriental apresentava precariedades em seu sistema de transportes e comunicações (estradas, aeroportos, telefonia, etc.). Calcula-se que até o fim do século XX a Alemanha tenha investido cerca de 70 bilhões de dólares para modernizar a sua parte oriental .
6- Quais indicadores sinalizaram as dificuldades para realizar o processo de reunificação da Alemanha?
RESPOSTA - A economia da Alemanha, após a reunificação, apresentou aumento da inflação, no início de 1990, alcançando quase 5% a ano. O volume de importações ultrapassou o de exportações, ou seja, a balança comercial da Alemanha apresentou déficit, o que não acontecia há mais de dez anos, e por fim, houve uma desaceleração do crescimento econômico, em anos seguintes. A partir de 1995, a economia alemã voltou a crescer e retomou os superávits na sua balança comercial, superando a crise.
7- A economia da Alemanha voltou a apresentar momento de crise? Quando?
RESPOSTA - Sim! No início do século XXI, a crise econômica da Alemanha voltou. Em 2002 a taxa de crescimento da economia alemã ficou em apenas 0,75%, e o nível de desemprego chegou a mais de 12% da população economicamente ativa.
8- Existe algum estigma social, em consequência das diferenças de realidade das populações das duas Alemanhas?
RESPOSTA - Sim, existe. A Alemanha possui um problema de identidade nacional. Existe um certo preconceito contra os novos cidadãos oriundos da Alemanha Oriental, que sentem-se mais pobres do que os da Alemanha Ocidental. É como se o Muro de Berlim ainda continuasse de pé, separando a Alemanha, agora por classe social.
9- Comente sobre o "fantasma do nazismo" que ainda paira sobre a Alemanha.
RESPOSTA - O racismo e o preconceito afloram na Alemanha contra os alemães da antiga Alemanha Oriental, e ainda mais forte contra imigrantes vindos da Europa Oriental e principalmente da Turquia. Ações violentas de alguns grupos neonazistas surgem contra os imigrantes. Esse problema é comum também em grande parte da Europa Ocidental.
Imagem - Catedral de Colônia e Ponte Hohenzollern, Colônia, Alemanha.
Fonte dos conteúdos : Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
Espero que você tenha aprovado essas: Perguntas com Respostas de Geografia sobre a Reunificação da Alemanha e a Crise Econômica Pós- Reunificação da Alemanha e Neonazismo!
Clique no link abaixo para ver o início do blog:
Espero que você tenha aprovado essas: Perguntas com Respostas de Geografia sobre a Reunificação da Alemanha e a Crise Econômica Pós- Reunificação da Alemanha e Neonazismo!
Clique no link abaixo para ver o início do blog:
Um comentário:
A Alemanha foi arruinada pela Segunda Guerra Mundial, mas conseguiu reerguer-se graças aos investimentos e financiamentos obtidos dos Estados Unidos, por meio do Plano Marshall.
Postar um comentário