Tópicos do vídeo
A pandemia Coronavírus chega ao Brasil e é importante que todos fiquem alerta, para evitar que aconteça sua maior difusão, como na Itália, França, Irã e até mesmo os Estados Unidos. A nossa análise será da Geografia, que é a ciência da relação homem e natureza no espaço geográfico, conseguindo, então, uma visão ampla dessa pandemia. Por que essa pandemia se originou? Nossa análise será a partir dos movimentos populacionais.
Outras pandemias que tiveram origem na China: 1968 - Gripe de Hong Kong com 1 milhão de mortes; Gripe Aviária H5N1, ano 1997, deixou 282 mortes; SARS no ano de 2003, com 774 mortes (dados de sites com base na Organização Mundial de Saúde - OMS).
Como era o mundo em 1968, sob o olhar geográfico? Saindo de uma Segunda Guerra Mundial, estava num momento de Guerra Fria, com avanço do desenvolvimento tecnológico, aumento da locomoção de pessoas no espaço geográfico, transporte aéreo facilitou os deslocamentos ao redor do mundo e trocas de produtos. Esse processo se intensifica, em décadas posteriores. Segundo conceitos de Milton Santos acorre um desenvolvimento do meio técnico científico e informacional no mundo.
Por que a China é o berço do Coronavírus?
A China agora conta com mais população urbana do que rural (a partir de 2012, inversão demográfica). O Brasil passa pela inversão demográfica no final da década de 60 e início da década de 70 (1970), o famoso êxodo rural estava em aceleração e quase concretizado na sua totalidade, no Brasil, que hoje é um dos países mais urbanos do mundo. A China está passando por esse processo que é cada vez mais intenso. O Governo chinês tenta levar o crescimento populacional para outras áreas, além da cidade de Guangzhou; sendo que esse êxodo rural é irreversível e sustenta a economia chinesa. Nos próximos 20 anos a população urbana chinesa alcançará 75% da população total, trazendo consequências sobre o meio ambiente e desenvolvimento sócio-econômico Chinês. Pessoas que vivem em áreas rurais possuem menor consumo de recursos (principalmente energéticos) do que as que vivem em áreas urbanas.
Governo de Deng XiaoPing instalando o socialismo de mercado, fim do isolacionismo antes proposto por Mao Tsé-Tung, modernização agrícola, indústria, defesa nacional, ciência e tecnologia. Instalação da ZEE's - Zonas Econômicas Especiais, enclaves de livre comércio na China.
O êxodo rural se dá do interior para as regiões litorâneas (oriental). Atualmente a China é a segunda maior economia do mundo.
A população da China é da ordem de 1.421.260.000 (um bilhão, quatrocentos e vinte e um milhões, duzentos e sessenta mil. (A China importa muitos alimentos de outros países, como a carne e soja do Brasil, por exemplo).
Essa é a chave = grande concentração de pessoas se alimento de animais exóticos (pepino do mar, morcegos, insetos) propicia ao surgimento dessas pandemias, ingestão de vírus presentes em animais. (A China importa muitos alimentos também, carne e soja do Brasil, por exemplo).
Outra problemática é o processo intenso de globalização, permitindo que o vírus se espalhe com facilidade ao redor do mundo.
Veja essa outra postagem sobre a China
Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário