sábado, 28 de março de 2020

Vídeo - Formação do Planeta Terra



        (Clique na imagem cima para ver o vídeo)  
"
     Nosso planeta Terra nasceu  de uma nuvem de poeira cósmica e começou a se consolidar a cerca de  4 bilhões e  500 milhões de anos (4.500.000.000 anos). Daquele momento até a formação das rochas mais antigas, passou-se 1 bilhão de anos. Você vai ver agora como foi esse primeiro período.
      O planeta era muito maior do que a Terra atual, pois era formado principalmente por gases, em especial o hidrogênio e o hélio. Os demais  elementos da composição gasosa certamente estavam em proporções semelhantes às de todo o Universo. Aos poucos, por contração  e acréscimo de matéria interestelar, a massa da  Terra foi  crescendo  e o protoplaneta criou, ao seu redor, um potente  campo de gravidade. 
         A contração e o calor, gerados  pela radioatividade,  faziam a temperatura alcançar 2.000 ou 3.000 °C (graus Celsius), e por causa disso a maior parte do hidrogênio e do hélio perderam-se no espaço cósmico.  
               Com o início do  resfriamento da camada externa do planeta, formou-se uma atmosfera primitiva, composta pelo que restou do hidrogênio e do hélio, além da  amônia, metano e pequenas quantidades de oxigênio e carbono,  que começaram a formar algumas moléculas. O oxigênio ajudou a formar a água e os silicatos. O hidrogênio também contribuiu para formar a água.  O nitrogênio integrou  os nitratos metálicos e o  carbono continuou presente no metano e no gás carbônico. 
       O resfriamento da crosta  terrestre prosseguiu. Porém o intemperismo fez com que grandes quantidades de  vapor de água viessem do interior do planeta, durante as erupções vulcânicas. E devido  às radiações solares, parte  dessa água era decomposta em hidrogênio  e oxigênio. O hidrogênio, por ser mais leve, escapava da atmosfera. O oxigênio, que ficava retido, reagia com o resíduo de amônia,  formando nitrogênio livre e água. Os nitratos metálicos também se decompunham e também  formavam nitrogênio livre. O resíduo do metano, por sua vez, reagia com o oxigênio formando dióxido de carbono, ou gás carbônico, e mais água.
        Foi assim  que o nitrogênio e o oxigênio foram tomando conta da atmosfera, até ocupar  99 por cento (99%) da atual composição,  que também inclui gás carbônico, gases residuais, e vapor de água. A água, na sua forma líquida, começou a ganhar volume e passou  a ser aprisionada nas grandes depressões do planeta, agora  já resfriadas, formando os oceanos que recebiam seu conteúdo salino vindo do interior da Terra, pelas erupções vulcânicas, e vindo da superfície, com a erosão  provocada pelas chuvas.
      Estava formada a maior parte da camada de água que existe em  torno do planeta e que se chama hidrosfera. A quantidade de água foi aumentando  e se acomodando em oceanos cada vez mais profundos, temperatura se estabilizou, a atmosfera ficou  mais transparente, e a Terra já estava preparada para o próximo estágio, que você vai conhecer seguindo viagem pelo mundo do conhecimento.  "



  Gostou desse conteúdo Formação do Planeta Terra? 

      Siga aqui e veja Postagens sobre o Relevo Terrestre

Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

Nenhum comentário: