Teorias Demográficas
Teorias Demográficas
Inúmeras teorias surgiram para tentar explicar o crescimento populacional. Dentre elas, destacam-se : a teoria Malthusiana, a Teoria Neomalthusiana e a Teoria Reformista Marxista.
Teoria Malthusiana - Elaborada pelo economista inglês Thomas Malthus (1776 - 1834). segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1,24,8,16,32,64,128...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado por ele a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6 ...). Sendo assim, em um determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra. As maiores constatações a essa teoria são que, na realidade, ocorre grande concentração de alimentos nos países ricos e, consequentemente, má distribuição nos países pobres. Porém. em nenhum momento a população cresceu conforme a previsão de Malthus. E o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas aumentou consideravelmente a produção de alimentos.
Teoria Neomalthusiana - Elaborada após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), argumentava que, se o crescimento demográfico não fosse contido, os recursos naturais da Terra se esgotariam em pouco tempo. Foi sugerida uma rigorosa política de controle da natalidade aos países subdesenvolvidos. A contestação a essa teoria é que se deve melhorar a distribuição de renda.
Teoria Reformista - Diverge das teorias Malthusiana e Neomalthusiana. Os reformistas atribuem aos países ricos ou desenvolvidos a responsabilidade pela intensa exploração imposta aos países pobres ou subdesenvolvidos, que resultou em um excessivo crescimento demográfico e pobreza generalizada. Defendem a adoção de reformas socioeconômicas para superar os graves problemas. A redução do crescimento demográfico seria consequência dessas reformas.
Médio, Volume Único. Editora Ática
Geografia Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial