Abertura Econômica da República Popular da China
Economia Socialista de Mercado
O processo de abertura econômica na China começou em 1978. Para contornar os problemas do país, o dirigente Deng Xiao Ping resolveu adotar alguns mecanismos da economia de mercado, isto é, do modo de produção capitalista, como a iniciativa privada. Permitiu a entrada do capital estrangeiro no país para não perder a corrida pelos mercados mundiais, que estavam sendo divididos pelos seus vizinhos, Japão e Tigres Asiáticos (Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Cingapura), além dos países europeus e dos Estados Unidos.
Contudo, o governo chinês teve o cuidado de não abrir mão do regime totalitário severamente controlado pelo Partido Comunista Chinês, porque a abertura política não estava em seus planos. O mundo teve uma prova disso por ocasião da visita de Mikhail Gorbachev à China em 1989. Há algum tempo os estudantes chineses protestavam contra a corrupção no governo e reivindicavam uma maior abertura política. Estimulados pela glasnost dos soviéticos, milhares de jovens chineses saíram às ruas, em Pequim, pedindo liberdade política. A resposta do governo foi uma dura repressão com tropas armadas e tanques que massacraram mais de duas mil pessoas. Esse episódio ficou conhecido como o Massacre da Praça da Paz Celestial, local do confronto.
Fonte : GEOGRAFIA Série novo ensino médio . Marina Alves de Almeida, Lúcia ; Barbosa Rigolin, Tércio . Editora Ática . 3ª edição . São Paulo : 2008 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial