República Popular da China Reformas de Deng Xiao Ping
- Os agricultores receberam permissão para vender a produção após entregar a parte que cabia ao Estado, criando um pequeno mercado consumidor ;
- O povo recebeu subsídios para comprar produtos agrícolas e ativar o mercado desses produtos ;
- Criou-se o trabalho assalariado no campo, dando condições ao camponês de tornar-se consumidor.
Essas medidas ocasionaram o aumento da produtividade e o surgimento de uma abastada classe de agricultores.
A abertura do setor industrial, porém, só começou na década de 1980. Ao permitir a entrada de capital estrangeiro, o governo possibilitou a instalação de empresas de capital misto. As empresas estatais enfrentaram, pela primeira vez, o peso da concorrência.
Foram criadas as Zonas Econômicas Especiais, verdadeiros " oásis capitalistas " , onde capital, experiência e tecnologia estrangeiros eram muito bem-vindos. As exportações tornaram-se prioridade do governo. No entanto, a principal atração para os capitais estrangeiros era a barata e disciplinada mão-de-obra chinesa.
Em 1997, a China recebeu de volta Hong Kong, que desde 1842 pertencia ao Reino Unido, aumentando ainda mais seu poder econômico, que desde a década de 1980 já vinha crescendo cerca de 10% ao ano. Nesse mesmo ano, 1997, morreu o artífice da modernização da China, Deng Xiao Ping. Seu substituto, Jiang Zemin, começou as negociações para o ingresso da China na Organização Mundial do Comércio ( OMC ), que se concretizou em 2001. Em 1998, a China sofreu com a crise que afetou todo o mercado do Pacífico, do qual ela faz parte. Recuperou-se 1999, alcançando um crescimento econômico de 7% nesse ano. Desde então a economia chinesa se mantém em crescimento.
Fonte : GEOGRAFIA Série novo ensino médio . Marina Alves de Almeida, Lúcia ; Barbosa Rigolin, Tércio . Editora Ática . 3ª edição . São Paulo : 2008 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial