Ciclo da Água ou Ciclo Hidrológico
" O Ciclo da Água : Ciclo Hidrológico
" Terra, planeta água ", é assim que Guilherme Arantes se refere à Terra em sua canção intitulada "Planeta Água" . O compositor tem razão em chamá-la assim, sabe por quê ?
A água ocupa cerca de dois terços , ou seja, 73% da superfície terrestre, localizando-se principalmente nos mares e oceanos. É por isso que muitos dizem que nosso planeta deveria chamar-se Água e não Terra. Também é por isso que, vista do espaço astronômico, a parte iluminada da Terra (onde é dia) apresenta a cor predominante azul.
O hemisfério sul concentra a maior parte das águas que compõem a superfície terrestre (82% do total). No hemisfério norte estão as maiores concentrações de terras emersas (continentes e ilhas), que abrangem cerca de 40% de toda a sua área. Todavia, as águas predominam até mesmo no hemisfério norte, ocupando cerca de 60% de sua área total.
A vida teve origem nos oceanos, e todas as suas formas (animais e vegetais) necessitam de água para sobreviver. Esse é o motivo pelo qual o primeiro elemento que os cientistas procuram, quando pesquisam a possível existência de vida em outros astros, é a água na forma líquida. A água, especialmente na forma líquida, é essencial para a vida. Mas por que precisamos de água para sobreviver ? E por que praticamente todas as cidades ficam próximas a rios, mares ou lagos ?
Nós utilizamos a água de inúmeras formas : para beber, cozinhar, tomar banho, fazer higiene pessoal, lavar roupas e objetos, navegar, nadar, gerar energia elétrica, extrair fontes de alimentos e recursos presentes nos mares, rios e lagos (como peixes, frutos do mar, sal e minérios), entre outros fins.
A água está em constante movimento. Em primeiro lugar, ela muda de estado físico : é líquida nos rios, oceanos e lagos; é evaporada e se mantém no ar, durante algum tempo, sob a forma gasosa; se congela nas zonas polares e altas montanhas, onde permanece por longos períodos (até milhares de anos), na forma sólida; com as chuvas e os descongelamentos, ela volta à forma líquida, e todo o ciclo se inicia novamente.
Em segundo lugar, ela muda frequentemente de lugar, movimentando-se das áreas mais altas para as mais baixas, caindo na atmosfera sobre a superfície, saindo do subsolo através das fontes ou nascentes.
Esse movimento constante da água na superfície terrestre é chamado de ciclo hidrológico ou ciclo da água. Você sabe como ele ocorre ?
Com o calor produzido pela irradiação solar, as águas existentes no planeta evaporam, aumentando a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Também as plantas contribuem para esse processo, pois elas absorvem água por meio de suas raízes e, pelo processo chamado evapotranspiração, perdem água pelas folhas, que acabará novamente evaporando.
Como já vimos, esse vapor de água sobe para a atmosfera e, ao encontrar menores temperaturas em altitudes mais elevadas, acaba se condensando e se precipitando na superfície em forma de chuva, neve, granizo, orvalho ou geada. A água das precipitações retorna para os rios e mares ou se infiltra no subsolo, alimentando as fontes de águas subterrâneas. Estas, por sua vez, serão extraídas através dos poços ou vão aflorar naturalmente na superfície, muitas vezes dando origem a rios ou riachos, que vão desaguar em outros rios, no mar ou em algum lago, possibilitando que essa água evapore novamente.
Até mesmo as geleiras derretem, pelo menos parcialmente, com o calor dos verões, e acabam voltando sob a forma líquida, para os rios e mares. Esse é o ciclo da água, o movimento constante das águas na superfície terrestre "
Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , O espaço natural e a ação humana . 6º ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial