terça-feira, 26 de março de 2013

Conteúdos de Geografia sobre a Cartografia

     
Geografia Newton Almeida

    "        Cartografia, a arte ou ciência de fazer mapas 

   Segundo a  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a "arte" (ou ciência) de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza" recebe a denominação de cartografia. 
   A elaboração de mapas começou na Antiguidade. O mapa mais antigo do mundo foi encontrado na Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. 
  Anaximandro (610 a.C. - 547 a.C.), discípulo de  Tales de Mileto, é considerado o primeiro cartógrafo.  Em seu mapa, a Terra estava solta no espaço e não havia referência à sua forma. 
   A partir do século XVI, época das Grandes Navegações, mapas traçados com maior precisão passaram a desvendar caminhos para os desbravadores europeus, pois representavam o mundo de uma maneira mais próxima do real. 
   O avanço tecnológico permitiu um grande progresso e muita precisão na elaboração de mapas. As técnicas usadas antigamente foram acrescentando várias outras, como o uso de aviões para tomadas fotográficas aéreas, imagens de satélites artificiais e computadores. A partir do processamento e da análise dessas imagens, é possível elaborar vários tipos de mapas. Hoje, podemos obter imagens tridimensionais da superfície da Terra. Daí os mapas estarem cada vez mais precisos. 
   Entre os inúmeros recursos utilizados pela cartografia, destacaremos: a aerofotogrametria, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento (GIS - Geographical Information System ou, traduzindo para o português, SIG - Sistema de Informação Geográfica).
   Apesar de todas essas facilidades, não podemos nos esquecer de que, para ter sucesso, é preciso complementar o trabalho com dados obtidos em uma eficiente pesquisa de campo no local cartografado.   "  


Fonte - Livro -   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial