Automóveis : Brasil : Desenvolvimento Humano
O volume total de automóveis novos vendidos no Brasil, somaram 2,368 milhões de unidades, nos primeiros nove meses desse ano de 2013. Essa quantidade de vendas é cerca de 1 % menor do que as vendas de 2012. Os dados são da FENABRAVE (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).
O Brasil está em quarto lugar do mundo em volume de venda de novos automóveis, e isso reflete a melhoria do nível de renda médio do trabalhador do Brasil. E vale lembrar que O Brasil já chegou a ocupar posição melhor.
Eu estou com cinquenta anos de idade, e olhando para o retrovisor da vida, digamos a vinte anos atrás, a realidade era totalmente diferente. Os carros nacionais eram chamados de carroças, isso foi até dito pelo então Presidente Fernando Collor, que deu início a uma retomada da dinamização da indústria automotiva brasileira. Hoje em dia, vemos muitas famílias com mais de um automóvel na garagem, e a qualidade dos carros brasileiros melhorou muito. Se o desenvolvimento de um país fosse medido pelos automóveis que trafegam nas cidades, o Brasil estaria muito bem posicionado.
Infelizmente, outros setores importantes para uma boa qualidade de vida não avançaram tanto como a indústria automobilística, bastando verificar a posição brasileira no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) : 85 ª posição, entre todos os 194 países pesquisados pela ONU (Organização das Nações Unidas) .
Será que o avanço da indústria automobilística, que conseguiu produzir mais automóveis e em melhor qualidade, culminando com um cenário totalmente diferenciado, se olharmos para um período curto de apenas duas décadas, não poderia ser um exemplo para buscar melhores serviços de saúde pública, por exemplo ? Será que o avanço do setor automobilístico brasileiro poderia servir de exemplo para motivar semelhantes avanços da qualidade da educação ? E no tocante à segurança ?
Temos capacidade de sobra em inovar e realizar, isso fica fácil de perceber, mas é necessário não ficar esperando que o sistema financeiro internacional e as multinacionais nos tragam tudo de " presente ". Temos que levantar a cabeça e buscar a nossa real independência como nação, pois um presente muitas vezes pode significar uma espécie de Cavalo de Tróia, não é mesmo ?
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial