A Revolução Industrial e O Imperialismo da Europa Ocidental
" A posição de hegemonia que a Revolução Industrial proporcionou à Europa ocidental fica nítida quando se considera a sua política de expansão territorial, com a conquista de novos territórios na África e na Ásia.
A Inglaterra iniciou essa expansão na segunda metade do século XIX, de modo que grandes extensões de terra nesses continentes tornaram-se dependentes dos interesses ingleses e, posteriormente, dos interesses franceses, belgas, alemães, holandeses e italianos. Dessa forma, os países industrializados conseguiram garantir o recebimento de matérias-primas e gêneros alimentícios indispensáveis ao desenvolvimento de suas economias, ao mesmo tempo que asseguraram mercados para a venda de seus produtos.
Essas relações de dominação que os países industrializados da Europa ocidental passaram a exercer sobre suas as colônias da África e da Ásia assinalam a dependência dessas colônias em relação às metrópoles ou potências europeias. De maneira simplificada, podemos chamar de imperialismo esse complexo conjunto de relações de dominação econômica, política e até cultural . "
Fonte livro : VESENTINI, J. William ; VLACH, Vânia . Geografia Crítica , Geografia do mundo industrializado . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial