BIOLOGIA - Existem 1 Quatrilhão de Microrganismos no Corpo Humano : O Corpo Humano é Um Verdadeiro Ecossistema
O Corpo Humano é um Verdadeiro Ecossistema : Cientistas Encontram 1 Quatrilhão de Microrganismos Habitando O Corpo Humano !
Os livros didáticos de ciências ou biologia informam que os sistemas, cientistas que fazem a classificação biológica, estimam em torno de 15 a 30 milhões o total de espécies que habitam o mundo. O Livro BIOLOGIA 2 (autores : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar) da Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 , na sua página 16, cita que o biólogo norte-americano Edward Wilson (dados 1988) afirma que existem 1.000 espécies diferentes de vírus e 3.000 de bactérias, já catalogadas. Segundo Edward Wilson o total de espécies de animais encontradas ( em 1988) somava 1.392.690 .
Já de acordo com outro Livro : Ciências Naturais (autores : SANTANA, Olga; FONSECA, Aníbal), Editora Saraiva. 8º ano. 3ª edição. São Paulo : 2009, a quantidade de organismos já descritos em todo o planeta somam 1,7 milhão.
E se ainda temos muito a pesquisar sobre os seres vivos existentes no fundo dos oceanos, como na Fossa da Marianas que é o local mais profundo dos oceanos, atingindo 11.034 metros de profundidade (localiza-se no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas), é certo que pensávamos que já sabíamos o suficiente sobre o nosso próprio corpo. Mas, estávamos muito enganados, pois os cientistas estão descobrindo que o corpo humano é como se fosse uma verdadeira cidade !
Observe-se no espelho : a imagem refletida no espelho é seu corpo. Ou melhor, é apenas 10% dele, o conjunto formado pelos 100 trilhões de células humanas. Os outros 90% são invisíveis – e não são humanos. Trata-se de uma multidão com 1 quatrilhão de micro-organismos, um vasto ecossistema formado por centenas de espécies de bactérias, protozoários e fungos (sem falar num número desconhecido, mas supostamente bem maior, de vírus). Em sua grande maioria, esses micro-organismos são benéficos.
Iniciado em 2007, o Projeto Microbioma Humano é tocado por dezenas de laboratórios nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Num primeiro momento, seu objetivo é mapear os genomas das cem principais espécies de bactérias do sistema digestivo. Elas decompõem os alimentos, extraindo seus nutrientes e sua energia. Elas produzem vitaminas e hormônios necessários ao metabolismo e apoiam o sistema imune, vigiando contra a invasão de agentes infecciosos que causam doenças.
Conhecer o DNA dessas bactérias pode ajudar a entender melhor suas funções individuais no organismo e saber como é que elas foram parar lá (a maioria dessas espécies só existe dentro do ser humano). Em algum momento no passado da humanidade – ou de nossos ancestrais – as bactérias do sistema digestivo trocaram a luta pela sobrevivência no meio ambiente externo pela segurança de nosso corpo. Em troca, passaram a nos servir, numa relação mutuamente vantajosa.
Uma metrópole com 1 quatrilhão de indivíduos
O corpo humano é um ecossistema. Em média, nosso organismo tem 100 trilhões de células humanas humanas - e um número dez vezes maior de bactérias de centenas de espécies. O Projeto Microbioma Humano vai mapear o DNA dessa flora, crucial para sustentar nossa vida.
BIOLOGIA Newton Almeida http://biologianewtonalmeida.blogspot.com
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_das_Marianashttp://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI107388-15224,00.html
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial