segunda-feira, 20 de março de 2017

Conteúdo de Geografia sobre a Rosa dos Ventos ... comentando questão de concurso publico Ano 2016 Banca CESGRANRIO Órgão IBGE Prova Agente de Pesquisas e Mapeamento

     Você já se sentiu perdido? É uma sensação muito angustiante. Quem se aventura em locais onde não existe uma maneira de lembrar de onde partimos, qual caminho percorremos, então na hora de voltar nos damos conta de que estamos perdidos. Isso é muito comum de acontecer em meio à natureza, na floresta, na mata, ou em um local amplo e descampado, como em um deserto. Até em uma cidade pode acontecer de alguém esquecer o caminho de volta, e então através da nossa comunicação com as pessoas,  para perguntar como fazemos para chegar a determinado local, acabamos voltando. Mas no meio da floresta, sem alguém para nos guiar, ficamos totalmente perdidos. 
             Será que a Geografia pode nos ajudar a evitar que fiquemos perdidos? Sim! Com  certeza! 
     A primeira coisa de que precisamos entender é que a Geografia utiliza a Rosa dos Ventos como a  noção básica, a ferramenta fundamental, para que possamos nos orientar no espaço que nos cerca. Ela indica as direções cardeais, possibilitando a orientação no espaço geográfico. 

         Vamos resolver uma questão sobre a Rosa dos Ventos?  SIM!  

Ano: 2016 
Banca: CESGRANRIO
 Órgão: IBGE 
Prova: Agente de Pesquisas e Mapeamento










  Os pontos intermédios nor-nordeste e su-sudoeste localizam-se, respectivamente, entre os pontos cardeais:
a)  norte e nordeste; sul e sudoeste

b) norte e leste; sul e leste

c) norte e sudeste; sul e sudoeste

d) norte e leste; sul e oeste

e) norte e oeste; sul e oeste


             Qual a resposta certa? 
Resposta certa é a opção  d

     A Rosa dos Ventos possui quatro pontos cardeais, que são: Norte, Sul, Leste, Oeste. Mas, se a direção que você deve seguir estiver entre um de dois pontos cardeais? É por isso que entre os quatro pontos cardeias, existem outros quatro pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Veja abaixo: 


      Existem ainda maneiras mais precisas de orientação, oriundas dos pontos cardeais e colaterais. Nesse caso, refere-se aos pontos subcolaterais (na questão eles foram chamados de intermediários) que se encontram no intervalo de um ponto cardeal e um colateral, que totalizam oito pontos. São eles: norte-nordeste (sigla NNE), norte-noroeste (NNO), este-nordeste (ENE), este-sudeste (ESE), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSO), oeste-sudoeste (OSO) e oeste-noroeste (ONO).






Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial