quinta-feira, 15 de março de 2018

Curiosidades em Geografia no Vídeo 10 Lugares Incríveis que Existem de Verdade




     A Geografia reúne muitas curiosidades que podem ser exploradas pelos professores  para atrair a atenção dos estudantes. O interesse pelos estudos facilita a aprendizagem e integra a necessidade de aprofundar conceitos de outras disciplinas, o que chamamos de  transversalidade. 

    Curiosidades em Geografia no Vídeo 10 Lugares Incríveis que Existem de Verdade
  O que você verá nesse vídeo: 

-  O vídeo mostra lugares de tirar o fôlego e fazem com que todos queiram visitá-los;  

- Gruta Fingal   é uma caverna marinha na ilha desabitada de Staffa, nas Hébridas Interiores, Escócia, que faz parte de uma reserva nacional. Além da beleza do lugar, a curiosidade impressionante é que a 'caverna canta', ou quase isso, o mar entra e bate em suas laterais emitindo sons musicais. A gruta também é conhecida pelo apelido de Gruta da Melodia.

-  Gruner See é um  lindo parque com um lago,  em Tragöß, na Áustria,;um passeio no parque pode exigir que o visitante se equipe com roupas de neoprene e cilindros de mergulho – pelo menos por uma parte do ano.  É que na primavera, a neve que derrete no topo das montanhas Hochschwab, ali ao lado, e faz um dos lagos locais, o Grüner See (Lago Verde) praticamente dobrar de tamanho, expandindo-se de 150 metros para 250 metros de largura.  A água cristalina inunda o parque ao redor do lago, “afogando” bancos, pontes e até flores alpinas que estão começando a brotar.  O Lago Verde também ganha até 12 metros de profundidade, em vez do 1 metro que tem no resto do ano, tornando-se um ponto de mergulho inusitado entre meados de maio e meados de julho.

- Ciudad Encantada  ou Cidade Encantada perto de Cuenca:  O parque geológico é constituído por formações geológicas peculiares e caprichosas. Saindo de Cuenca vá em direção ao Norte e siga a sinalização. Há placas que indicam a estrada para a Cidade Encantada. De Cuenca, são menos de 30 minutos de automóvel. Paga-se entrada. O parque geológico fecha às 17 horas. A visita demora cerca de uma hora. Existe um percurso a pé muito interessante que dá a volta a todo o parque geológico e que passa pelas formações geológicas mais interessantes e incomuns. 

-  Gêiser Fly -  localizado perto de Gerlach, no condado de Washoe, Nevada, EUA, foi feito acidentalmente em 1916, durante uma perfuração de poços. Mas foi só na década de 1960 que o gêiser, um tipo de vulcão que jorra água, começou a cuspir o líquido quente, cheio de minerais dissolvidos e bactérias. Tudo isso, acumulado por meio século, resultou na criação de uma montanha multicolorida que espirra jatos com mais de cinco metros de altura. A notícia triste: esse fenômeno natural só pode ser visto por pessoas selecionadas. O Fly Ranch Geyser está dentro de uma propriedade privada, portanto a visitação é proibida. Enquanto não decidem abrir o local, fique com imagens que mais parecem quadros.

-  Shanay Timpishca é um rio fervente da Amazônia Peruana, lugar único cujo nome indígena significa "fervido com o calor do sol". Por que ele ferve?  Assim como nós temos sangue quente correndo por nossas veias e artérias, a Terra tem água quente correndo por suas rachaduras e falhas. Quando chegam à superfície, produzem manifestações geotérmicas: torres de vapor, águas termais ou, neste caso, um rio fervente. O que realmente é incrível, no entanto, é a escala do local. O rio flui quente por 6,24 km e, ao longo da maioria desse percurso, é mais largo que uma rodovia. Tem piscinas termais e cascatas de mais de seis metros de altura... tudo com água quase fervendo.

- Desfiladeiro do Antílope está localizado no estado do Arizona, sudoeste dos Estados Unidos, em terras pertencentes aos índios Navajo. Suas paredes avermelhadas se assemelham à cor dos pelos vermelhos dos antílopes, daí seu nome. 

- Tunel de Wisteria está localizado na cidade de Kitakyushu, Japão, a quatro horas de carro de Tóquio, o jardim Kawachi Fuji é o lar de um incrível coleção de 150 pés de glicínias chinesas (Wisteria sinensis), também conhecida como flor da ternura, distribuídas em 20 espécies diferentes. A principal atração do jardim é um túnel que permite aos visitantes caminhar sob um encantador céu repleto de cor e perfume. A melhor época do ano para visitá-lo é maio, quando as flores começam a desabrochar. 

-  Cinque Terre - As 5 terras: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, são as vilas que formam o Parque Nacional Cinque Terre, patrimônio da UNESCO desde 1997, na fronteira entre a Liguria e a Toscana.
Suspensas sobre penhascos com vista pro mar, as pequenas vilas são destinos incríveis pra quem quer experimentar um sabor mais mediterrânico da Itália. 
-  Montana  Magica Lodge é um hotel no Chile,  localizado na reserva biológica Huilo Huilo,  que possui uma interação harmoniosa com a natureza exuberante exterior. O hotel foi construído em formato de um vulcão, cuja cratera expele fortes correntes de água.  

 Bergpark Wilhelmshöhe é um parque em Kassel, Alemanha. Possui 2,4 km². Sua construção começou em 1696 e demorou cerca de 150 anos para ser terminada. O parque possui a maior área verde em colina da Europa. Inúmeras deslumbrantes cachoeiras, cascatas e fontes, que descem da montanha, encantam aos seus visitantes. Além disso, o parque possui um lindo castelo, em  cujo ponto mais alto fica uma pirâmide com uma  estátua de um Hércules em cobre, de 8 metros de altura. 





Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial