sexta-feira, 23 de março de 2018

Qual É o País mais Pobre do Mundo?





     As coisas estão sempre mudando, portanto, as respostas às perguntas, mesmo as mais simples, seja sob o enfoque da Geografia, ou de qualquer outra ciência, podem mudar também. Essa postagem foi publicada no dia 23 de março de 2018 e  quem sabe, a resposta se altere, em um ano, ou em um pouco maior período de tempo. Já que as economias dos países sobem e descem, de acordo com acontecimentos internos e externos. O importante é que você entenda a importância dos indicadores para a compreensão da realidade, para que se possa comparar os aspectos  sociais e econômicos dos países. 
     O indicador utilizado para comparar a riqueza é o PIB - Produto Interno Bruto, a soma de toda riqueza produzida por um país ao longo de um ano. Quanto maior o PIB de uma cidade ou região, maior é a sua riqueza, significa que muitos negócios estão sendo realizados, que existe bastante oferta de empregos, que o dinheiro circula em quantidade, que as pessoas estão comprando e vendendo produtos e serviços.  O cálculo do PIB no Brasil é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. 

         Qual É o País mais Pobre do Mundo? 

     Para comparar a riqueza produzida em cada país, e observar qual é o mais pobre, teremos que utilizar o Produto Interno Bruto per capita, que é a divisão do PIB  pela população do país. 
        O país mais pobre do mundo é a República do  Sudão do Sul, localizado na África (imagem abaixo), ao sul do Sudão. Esse país possui população de cerca de 12 milhões de habitantes, extensão territorial  de pouco menos de 650.000 km², PIB (ppc) per capita de US$ 221 (duzentos e vinte e um dólares), o mais baixo do mundo.  

      Imagem acima: paisagem da cidade de Juba, capital da República do Sudão do Sul. 


* Outro país  apontado como mais pobre é o Burundi (PIB per capita de US$ 306 dólares), localizado um pouco ao sul da República do Sudão do Sul. 
        


Geografia Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial