Qual é a Cidade com Maior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil?
Imagem: os 5.565 municípios do Brasil aparecem coloridos de acordo com seu nível de desenvolvimento; VERMELHO muito baixo; LARANJA baixo; AMARELO médio; VERDE alto; AZUL Muito Alto
Os indicadores de desenvolvimento são importantes para que os governos possam avaliar se as políticas públicas estão sendo efetivas para a população. Ou, mesmo para quem acredita que o governo deve ser cada vez menos forte e delegando suas tarefas à iniciativa privada, a análise dos indicadores facilita a procurar qual caminho deve ser seguido para que se consiga os êxitos, semelhantes aos municípios que estão em melhor posição.
De maneira geral os indicadores melhoram quando existe maior receita e aplicação nas áreas de saúde, educação, saneamento básico, etc., mas existem situações onde isso não é a regra, e esse é o ponto que se deve observar com especial atenção, para poder levar os bons exemplos para todo o resto do país.
O que é o Índice de Desenvolvimento dos Municípios -IDHM?
Quem calcula o IDH Municipal?
Qual a importância do IDHM?
A simples análise do Produto Interno Bruto -PIB não é suficiente para sinalizar se a qualidade das vida das pessoas melhorou ou não, dessa maneira, o Índice de Desenvolvimento Municipal é bem mais amplo e coloca os indivíduos como principal objetivo.
O ranking do IDHM estimula formuladores e implementadores de políticas públicas no nível municipal a priorizar a melhoria da vida das pessoas em suas ações e decisões.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.
O IDHM brasileiro segue as mesmas três dimensões do IDH Global - longevidade, educação e renda, mas vai além: adequa a metodologia global ao contexto brasileiro e à disponibilidade de indicadores nacionais. Embora meçam os mesmos fenômenos, os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Assim, o IDHM - incluindo seus três componentes, IDHM Longevidade, IDHM Educação e IDHM Renda - conta um pouco da história dos municípios em três importantes dimensões do desenvolvimento humano durantes duas décadas da história brasileira. (até o momento, foram realizados dois cálculos do IDHM Brasil, em 2000 e 2010).
Em 2012, o PNUD Brasil, o Ipea e a Fundação João Pinheiro assumiram o desafio de adaptar a metodologia do IDH Global para calcular o IDH Municipal (IDHM) dos 5.565 municípios brasileiros. Esse cálculo foi realizado a partir das informações dos 3 últimos Censos Demográficos do IBGE – 1991, 2000 e 2010 – e conforme a malha municipal existente em 2010. Esse último requisito exigiu, para efeito de comparabilidade intertemporal, minucioso trabalho de compatibilização das malhas municipais existentes em 1991 e 2000 com a de 2010.
Qual a importância do IDHM?
A simples análise do Produto Interno Bruto -PIB não é suficiente para sinalizar se a qualidade das vida das pessoas melhorou ou não, dessa maneira, o Índice de Desenvolvimento Municipal é bem mais amplo e coloca os indivíduos como principal objetivo.
O ranking do IDHM estimula formuladores e implementadores de políticas públicas no nível municipal a priorizar a melhoria da vida das pessoas em suas ações e decisões.
Saúde - Vida longa e saudável é medida pela expectativa de vida ao nascer, calculada por método indireto, a partir dos dados dos Censos Demográficos do IBGE. Esse indicador mostra o número médio de anos que uma pessoa nascida em determinado município viveria a partir do nascimento, mantidos os mesmos padrões de mortalidade.
Educação - Acesso a conhecimento é medido por meio de dois indicadores. A escolaridade da população adulta é medida pelo percentual de pessoas de 18 anos ou mais de idade com ensino fundamental completo - tem peso 1.
O fluxo escolar da população jovem é medido pela média aritmética do percentual de crianças de 5 a 6 anos frequentando a escola, do percentual de jovens de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental, do percentual de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo e do percentual de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo - tem peso 2.
A medida acompanha a população em idade escolar em quatro momentos importantes da sua formação. Isso facilita aos gestores identificar se crianças e jovens estão nas séries adequadas nas idades certas.
A média geométrica desses dois componentes resulta no IDHM Educação. Os dados são do Censo Demográfico do IBGE.
Renda - Padrão de vida é medido pela renda municipal per capita, ou seja, a renda média dos residentes de determinado município. É a soma da renda de todos os residentes, dividida pelo número de pessoas que moram no município – inclusive crianças e pessoas sem registro de renda. Os dados são dos Censos Demográficos do IBGE.
Qual é a Cidade com Maior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil?
A cidade com maior IDHM do Brasil é São Caetano do Sul (localizada no estado de São Paulo)!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial