Começou a Guerra Comercial Estados Unidos e China
As duas maiores economias do mundo entraram oficialmente em guerra! Começou a Guerra Comercial Estados Unidos e China!
Acima - Donald Trump na assinatura do memorando das sobretaxas aos produtos importados
Quem deu início ao protecionismo comercial foi o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou a imposição de sobretaxas de importação ao aço e alumínio, de diversos países, em março de 2018, afetando principalmente a China. Posteriormente os Estados Unidos apresentaram uma lista bem maior, de 818 itens especificamente tendo como alvo produtos da China (painéis de LED e LCD, telas sensíveis ao toque, sismógrafos, eletrocardiogramas, microscópios, satélites, aeronaves, helicópteros, motocicletas, cabos de fibra ótica, câmeras de tv, baterias de lítio, etc.). Agora, os dois países sobretaxaram centenas de produtos, um do outro, dando início a esse conflito comercial.
Acima - presidente da China Xi Jinping
Os chineses dizem que estão se defendendo das medidas protecionistas inicialmente impostas pelos norte-americanos, e oficializaram uma reclamação na Organização Mundial do Comércio - OMC.
Os Estados Unidos impuseram taxas de 25% sobre produtos do setor espacial, robótica, manufaturados e automobilístico. A China sobretaxou a importação de 545 produtos norte-americanos, como soja, automóveis, carne bovina e frutos do mar.
O presidente Donald Trump afirma que pretende defender empregos em seu país, mas empresas norte-americanas discordam dessa política de protecionismo comercial, rompendo com modernas práticas globalizadas de livre-comércio.
A Câmara do Comércio dos Estados Unidos é contra essas medidas, que reúne o maior grupo de empresários (cerca de 3 milhões) e alerta ao presidente Donald Trump que as consequências podem ser danosas ao progresso econômico dos Estados Unidos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial