domingo, 6 de abril de 2014

Geografia : Poluição : Atividades Humanas e Impactos Ambientais : Biodiversidade

      
Geografia Newton Almeida

      Os desafios da humanidade são muitos. A todo momento somos surpreendidos com demonstrações de desumanidade, de seres humanos contra outros seres humanos, e de seres humanos contra os animais.  
      Precisamos realmente evoluir ! Temos suficiente conhecimento para levar qualidade de vida às populações excluídas e, ao mesmo tempo, manter a biodiversidade que resta. 
   Mas a chave está na economia !  É impossível que o capitalismo, sistema político/econômico hegemônico no mundo ainda permita  que fortunas incalculáveis sejam facilmente acumuladas nas mãos de tão poucos. 
    Na minha opinião o desafio da humanidade se resume a simplesmente : distribuição de renda. Como será possível isso, num sistema que permite a acumulação da riqueza e facilita a exclusão social ? 
   Aplicar os conceitos do desenvolvimento sustentável é importantíssimo, mas de nada adiantará se o sistema financeiro internacional continuar nesse caminho de verdadeira desumanidade. 

     Leia o texto abaixo, sobre a ação humana e os impactos ambientais !  Boa leitura ! E que Deus nos Perdoe ! 
          
O texto pertence ao Livro :    ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 . 


"    O que é Poluição  ? 

   A  palavra poluição vem do latim pollutione e significa  "sujar " . Com o aumento da intensidade dos impactos ambientais, a agressão causada pela poluição ao meio ambiente é, hoje, muito mais do que simplesmente "sujar". Usamos o termo para designar outras formas de impacto, como a poluição visual e sonora nas cidades. 
   No meio ambiente, a poluição pode acontecer de três formas principais: 
     - Quando são introduzidas na natureza substâncias naturais (petróleo ou matéria orgânica) que não fazem parte do ecossistema atingido (rios, lagoas e oceanos). 
      - Quando são introduzidos nos ecossistemas lixo (plásticos e metais) ou produtos químicos, como dejetos industriais e agrotóxicos. 
         - Na poluição atmosférica causada pela emissão de gases diversos é muito comum que, além de novos componentes, a quantidade de um determinado  elemento já existente seja acentuada. É o caso do aumento de CO² , responsável pelo aquecimento global.    

                   As atividades humanas e os impactos ambientais

   Os impactos ambientais eram muito pequenos no início da história do homem. O aumento populacional e o desenvolvimento tecnológico, no decorrer do tempo, intensificaram rapidamente a dimensão desses impactos.
   Já somos mais de 7 bilhões (* atualizado por Newton Almeida)  de habitantes na Terra. Os receios de Malthus não se concretizaram,  mas é claro que foi preciso utilizar todos os recursos disponíveis para manter essa população. É verdade que esse aproveitamento não foi feito de forma racional e que as riquezas e recursos não estão distribuídos de maneira uniforme.
   A agricultura foi a primeira atividade sedentária do homem. Com a necessidade de terras cultiváveis, ampliaram-se os impactos ambientais (desmatamentos, queima de lenha, poluição do solo, do ar e da água).
    A indústria foi a atividade que mais acelerou o processo de destruição da natureza. Com a Revolução Industrial e a revolução tecnológica, o homem não é mais submisso ao meio natural. Desenvolveu técnicas para vencer os obstáculos naturais e explorar os recursos que o meio ambiente lhe oferece. Mas toda essa  agressão à natureza não ficou impune, como veremos nos próximos capítulos. Os inúmeros  impactos ambientais ocorridos na história da humanidade trouxeram para a sua espécie, o homem, problemas que ameaçam não só a sua sobrevivência, como a dos demais seres vivos, na face da Terra.  
   Em toda parte, rios, lagos e a água subterrânea são contaminados por vários tipos de poluentes. O ar das grandes cidades está irrespirável. Inúmeras espécies de animais estão extintas ou em vias de extinção no mundo. Calcula-se que 25% das espécies existentes na superfície terrestre podem se extinguir nos próximos cinquenta anos. 

              O que é biodiversidade ?    * 

   O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo sob dois aspectos : todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo; e as inter-relações, ou ecossistemas, em que a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras. 
   A diversidade biológica está presente em todo lugar : no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de águas sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas. Como florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, caso da Amazônia e sua excepcional vegetação. 
   Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies. Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade" : aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.
                       ( * fonte www.wwf.org.br.Acesso em mar.2002).           "
                                                   Geografia Newton Almeida     




GEOGRAFIA Newton Almeida

Geografia : Ensino Médio : Impactos Ambientais : Perguntas com Respostas

    
Geografia Newton Almeida

   Perguntas com Respostas sobre texto do Livro :   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 . 

"  A Destruição da Natureza : Atividades Humanas e Impactos Ambientais

   O século XXI chegou e as marcas da destruição desordenada na natureza estão cada vez mais preocupantes. 
   Na natureza, existe uma harmonia nas relações entre os seres vivos entre si e entre os seres vivos e o meio ambiente. É o chamado equilíbrio ecológico. Ao quebrar essa harmonia, o homem provoca o que chamamos de impacto ambiental. Podemos dizer que os impactos ambientais são uma espécie de "choque" que rompe o equilíbrio ecológico. 
   É verdade que a própria natureza, com a erupções vulcânicas, os terremotos, os furações e os maremotos, também provoca grandes estragos no meio ambiente. É preciso lembrar, porém, que muitas vezes ela responde às agressões a que é submetida pelo ser humano. Tempestades avassaladoras ou secas rigorosas ocorrem em virtude de mudanças climáticas decorrentes dos desmatamentos. O uso inadequado dos solos para a agricultura tem aumentado o processo de desertificação em quase todos os continentes. 
   Para entender as causas, as consequências e a localização dos impactos ambientais, precisamos recorrer a várias áreas do conhecimento. Entre elas, a geografia, a história e a biologia são fundamentais. Através da história, acompanhamos a evolução dos sistemas econômicos e das formas de apropriação da natureza. A biologia, através da ecologia, estuda os efeitos dos impactos ambientais nos diversos ecossistemas. Auxiliada por essas duas ciências, a geografia estuda os impactos ambientais, sua localização e repercussões no espaço geográfico para a vida humana. 

             Quando o homem rompe o equilíbrio ecológico 

   Os impactos ambientais podem ocorrer em escala local, regional ou global, conforme afetem um lugar, uma região ou a Terra, de modo geral. Um derramamento de óleo no mar pode atingir um ecossistema litorâneo específico; chuvas ácidas causadas por poluentes urbanos interferem em florestas, rios e lagos da região. Em escala global, as mudanças climáticas são as mais sentidas (aquecimento global, secas prolongadas ou chuvas catastróficas).
   Entre os impactos ambientais mais preocupantes podemos destacar : 
         - os desmatamentos 
         - a desertificação e a erosão dos solos
         - a poluição das águas (lençol freático, rios, lagos e oceanos)
         - a poluição do ar atmosférico
         - a poluição dos solos e o problema do lixo
         - a poluição sonora e visual 
   Como vimos,  a interferência do ser humano na natureza acontece em muitos lugares e em decorrência de suas várias atividades. Ocorrem impactos ambientais em ecossistemas naturais (florestas, mangues, cerrados e outros). As cidades não podem ser consideradas um ecossistema, mas são grandes poluidoras do ar, do solo e das águas. O lixo urbano é outro problema de difícil solução. As atividades agrárias agridem a natureza através do uso de agrotóxicos, provocando ou acelerando a erosão do solo. Mas a "campeã" da agressão ao meio ambiente é, sem dúvida, a indústria, que afeta o ar, a água, as florestas, o solo e fabrica quase tudo o que se torna lixo na sociedade de consumo.   "


                                   PERGUNTAS


1-  Com base no texto, defina equilíbrio ecológico . 

2-  O que significa impacto ambiental ?

3- A natureza também provoca estragos no meio ambiente, de que maneira ? 

4- De acordo com o texto quais tipos de fenômenos naturais extremos podem ser consequência de impactos ambientais ? 

5- A ciência geográfica busca auxiliar na manutenção do equilíbrio ecológico de que maneira ? 

6- Levando em conta a escala no espaço geográfico, de que maneira podem ocorrer os impactos ambientais ? 

7-  O texto aponta uma atividade humana como a que mais impacta o meio ambiente. Que atividade é essa ?  Em qual setor da economia ela está inserida (primário, secundário ou terciário)  ? 

8-  O texto se limita aos impactos ambientais gerados pelas atividades humanas, sem sinalizar as possíveis soluções. 
      Na sua opinião, qual conceito de vanguarda deve ser incorporado por todos para que os impactos ambientais diminuam ? 


                                      RESPOSTAS 


1-  De acordo com o texto, equilíbrio ecológico é a harmonia existente nas relações entre os seres vivos entre si e entre os seres vivos e o meio ambiente.

2- Impacto ambiental é uma espécie de choque que rompe o equilíbrio ecológico, provocado pelo homem. 

3- A natureza provoca alterações no meio ambiente através do que se costuma chamar forças da natureza, como erupções vulcânicas, terremotos, furações e maremotos. 

4-  A natureza  responde às agressões a que é submetida pelo ser humano. Tempestades avassaladoras ou secas rigorosas ocorrem em virtude de mudanças climáticas decorrentes dos desmatamentos.

5- A geografia estuda os impactos ambientais, sua localização e repercussões no espaço geográfico para a vida humana, buscando, também, entender as causas, as consequências e a localização dos impactos ambientais . 

6-  Os impactos ambientais podem ocorrer em escala local, regional ou global, conforme afetem um lugar, uma região ou a Terra, de modo geral. 

7- A indústria é a campeã da agressão ao meio ambiente. A indústria está inserida no setor secundário da economia. (Primário - agricultura, extrativismo ; Secundário - indústria ; Terciário - serviços) . 

8- Na minha opinião, o conceito de vanguarda que deve ser incorporado por todos é o conceito do desenvolvimento sustentável. 


Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida
Fotos : Newton Almeida, munido de um abafador,  combatendo um incêndio florestal na Serra do Sambê, Rio Bonito/RJ , em 10 de janeiro de 2014. Veja mais em Newton Almeida.


GEOGRAFIA Newton Almeida









     




sábado, 5 de abril de 2014

Europa ocidental : Neonazismo : Racismo : Geografia para 9º Ano Ensino Fundamental

   
Geografia Newton Almeida

    Esse texto aborda questões muito preocupantes sobre a intolerância contra os imigrantes. A Europa luta para enterrar na história as atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial, mas parece que  um longo caminho ainda tem de ser percorrido.  Se movimentos que pregam a intolerância radical se mostram crescentes em países desenvolvidos, imaginem pelo resto do mundo o que  de ruim pode estar acontecendo. 
     A análise  dos movimentos sociais , deixando de lado  a neutralidade científica, é amplamente defendida pela chamada Geografia Crítica. Leia o texto com atenção e procure desvendar maneiras para que possamos conviver pacificamente, nesse espaço geográfico. 

              O texto foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. 
                
"    O preconceito em relação aos trabalhadores migrantes

   Desde meados da década de 1970, o racismo - questão social extremamente complexa - vem se agravando na Europa ocidental, particularmente em alguns países, como França, a Bélgica e a Alemanha. Muitas vezes os grupos ou movimentos racistas assumem a ideologia neonazista, ou seja, procuram se inspirar nas ideias nazistas de Hitler e nos preconceitos contra certos grupos étnicos - negros, judeus, turcos e outros - , religiosos e também contra estrangeiros em geral. 
   O amplo desenvolvimento econômico de vários países da Europa ocidental, entre os últimos anos da década de 1950 e o início da década de 1970, fez com que esses países precisassem de um grande número de trabalhadores para exercer tarefas mais pesadas e de menor remuneração, às quais a sua população não se sujeitava mais. Assim, milhões de pessoas procedentes de países menos industrializados da própria Europa ocidental, como Grécia, Espanha e Portugal, e também da Turquia e de algumas ex-colônias africanas e asiáticas, migraram para os países altamente industrializados. Essas migrações se intensificaram a partir de 1989, com a abertura das fronteiras de países da Europa oriental, o que provocou o deslocamento em massa de alemães-orientais, poloneses, albaneses, húngaros, romenos, etc. para a Europa ocidental. 
   Contudo, a partir de meados dos anos 1970, houve uma enorme mudança na economia capitalista, com menor necessidade de mão de obra barata. Iniciou-se a Terceira Revolução Industrial, que substitui maciçamente trabalhadores pouco qualificados por máquinas ou robôs e, consequentemente, aumenta o desemprego, que atingiu tanto a população nacional quanto os imigrantes. Com isso, parte desses imigrantes teve de retornar aos países de origem. 
   Desde então o desemprego vem sendo o grande problema social em todos os países desenvolvidos. Ele é uma consequência da atual fase da economia moderna, baseada  na  informática e na robotização  : há  menor necessidade de mão de obra, em especial de trabalhadores pouco qualificados. No entanto, as migrações internacionais prosseguem, com milhões de pessoas entrando todos os anos (legal ou clandestinamente) na Europa e nos Estados Unidos tentando encontrar emprego.
   Isso aumenta a mendicância e o subemprego, que esses países desenvolvidos praticamente não conheciam até os anos 1970. A criação de novas atividades ou de empregos poderia solucionar esses problemas. Outra forma de solucioná-los, principalmente o problema do desemprego, seria estabelecer uma jornada de trabalho menor (quatro horas por dia, e não mais sete ou oito), sem perdas salariais, o que permitiria a mais pessoas trabalhar.
   Essas mudanças, porém, são demoradas e, provavelmente, exigirão muita luta, muitas greves, tal como ocorreu na passagem do século XIX (quando se trabalhava em média catorze ou dezesseis horas por dia, até mesmo aos sábados) para o século XX . Hoje, a jornada média é de oito horas diárias ou menos, como é o caso da maioria dos países desenvolvidos. 
   Investir nos países e nas regiões mais pobres, criando empregos nessas áreas, pode ajudar a resolver esses problemas, pois eles são a fonte dos novos imigrantes que chegam a cada ano nos países ou regiões desenvolvidas.
   Contudo, classes sociais com determinados interesses políticos e partidários conservadores usaram a etnia para explicar o desemprego. Em outras palavras, responsabilizaram os trabalhadores migrantes pela falta de emprego  pela redução do padrão de vida do trabalhador local. Trata-se na verdade de um simplismo, pois, em vez de examinar os verdadeiros motivos do aumento do desemprego (as mudanças econômicas e tecnológicas), tenta-se encontrar um bode expiatório, um "culpado" a ser punido e banido do país.
   Jogando os trabalhadores uns contra os outros, esses grupos racistas tentam dividir as classes populares e despertar o ódio, a desconfiança, a antipatia e o temor na população, problema que marcou as duas últimas décadas do século XX na França, na Itália, na Bélgica e, em especial, na Alemanha. Há partidos políticos conservadores que são explicitamente racistas, que apregoam a "limpeza étnica", isto é a expulsão dos estrangeiros como solução para os problemas do país.
   No século XXI as manifestações da intolerância continuam. Movimentos contrários a essa violência têm se organizado, sem, contudo, conseguir reduzi-la.  

                                                         Geografia Newton Almeida      


Foto : jovem neonazista assiste a discurso durante marcha pelo Neonazismo em outubro de 2006, na cidade de Leipzig, Alemanha, que reuniu cerca de 200 ativistas e simpatizantes do movimento. 
                                           
                                                                                                                                     

GEOGRAFIA Newton Almeida

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Europa Ocidental : Baixas Taxas de Crescimento Demográfico e Mortalidade : Geografia para 9º Ano Ensino Fundamental




Imagem - Países da Europa Ocidental em destaque, amarelo, de acordo com critérios histórico-sócio-culturais da UNESCO .  Fonte :  http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_Ocidental


              O texto foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
   "   Baixas taxas de crescimento demográfico e de mortalidade

   O elevado padrão de vida nos países da Europa ocidental está sem dúvida nenhuma relacionado com um processo de desenvolvimento que distribuiu a renda nacional entre as várias classes sociais. Ele pode ser avaliado pelas baixíssimas taxas de mortalidade infantil, o indicador mais significativo das condições de vida de uma população.  
   Da mesma maneira, as reduzidíssimas taxas de crescimento demográfico (obtidas subtraindo-se a taxa de mortalidade da taxa de natalidade) mostram a relação entre desenvolvimento econômico e comportamento demográfico : salvo algumas exceções, quanto maior o índice de desenvolvimento econômico, menor a taxa de crescimento demográfico do país. Esse fenômeno está de acordo com os interesses das economias de mercado, cuja competitividade exige famílias menores, pois, assim, os filhos não dificultam o êxito da cerreira profissional dos pais. Além disso, uma economia desenvolvida não precisa de um grande contingente de mão de obra, porque a maioria dos empregos é automatizada, ou seja, substitui-se a força de trabalho com baixa escolaridade por máquinas ou robôs. 
   Outros elementos também explicam a acentuada redução do número de filhos :
        -  queda significativa da taxa de fertilidade das mulheres ;
        - alterações profundas na tradicional estrutura da família ; 
       - diminuição acentuada do número de casamentos e aumento das uniões livres entre homens e mulheres (nessas uniões o número de filhos é sempre muito pequeno) ; 
       -  novos métodos para evitar a gravidez ;
       - universalização da educação ; 
       - legalização do aborto e ingresso acentuado da mulher no mercado de trabalho, o que eliminou a ideia de que maternidade é função essencial das mulheres.     " 


GEOGRAFIA Newton Almeida

Geografia - Paisagens Preservadas : Unidades de Conservação : Recuperação Rio Tâmisa : 6º Ano Ensino Fundamental

               
Geografia Newton Almeida
     
     Eu moro no estado do Rio de Janeiro, pertinho da Baía de Guanabara, e já trabalhei em projetos ambientais para a limpeza de rios. O saneamento básico, que envolve a macro-drenagem dos rios, fornecimento de água tratada, coleta de lixo e coleta e tratamento de esgoto tem que ser levado a sério no Brasil. Maiores esforços têm que ser feitos para a despoluição da Baía de Guanabara, e para alcançar isso, é necessário despoluir antes, os rios que nela desembocam. Investir em saneamento básico é investir na saúde das pessoas, em melhor qualidade de vida para todos ! Despoluir o ambiente significa um futuro saudável para nós seres humanos e todas as outras espécies de seres vivos. 

       Leia o texto abaixo, que comenta sobre as paisagens preservadas, as unidades de conservação e a despoluição de um rio. 

     O texto foi transcrito do   Livro : Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007   .
     


"              As paisagens preservadas 

   As paisagens naturais ou mesmo as que sofreram pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas. Isso é importante porque:

           -  muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção ; 

           -  são fontes de pesquisas científicas ; 

           -  algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para cura de doenças ; 

           - apresentam interesse para o desenvolvimento do turismo ; 

       - nelas há comunidades humanas que vivem de maneira tradicional, alterando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura preservada. É o caso dos inuítes. 

   Essas paisagens podem estar em áreas particulares, cujo uso e proteção são responsabilidade do proprietário, ou em terras do Estado, que deve assegurar a conservação e a preservação desses lugares, restringindo sua utilização. 


                     As unidades de conservação

   Para que as paisagens sejam preservadas, cabe ao Estado elaborar leis de proteção ambiental, bem como estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.
   As áreas naturais protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas à proteção e à manutenção da diversidade da flora e da fauna, assim como da população e da cultura locais. São as chamadas unidades de conservação.
   As unidades de conservação podem ser divididas em dois grupos : 

    -  unidades de uso sustentável, cujo objetivo principal é combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos;
    - unidades de proteção integral, cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo proibida a exploração de seus recursos. 

* Uso sustentável = exploração racional (inteligente) dos recursos naturais, respeitando as regras de preservação da natureza. 

                          A  recuperação de um rio 

   É possível reduzir - ou mesmo eliminar - a poluição dos rios, como comprova a história do Rio Tâmisa, que atravessa a cidade de Londres.
   Por volta de 1860, o Tâmisa já era u rio malcheiroso e biologicamente morto. Quase 150 anos depois e graças a investimentos pesados em sua despoluição, os londrinos voltaram a pescar nele. 

                                Geografia Newton Almeida
Foto : Rio Tâmisa, na cidade de Londres, Inglaterra. 
     

   Para que o rio continue assim, leis rigorosas controlam o destino do lixo e são feitos investimentos contínuos na modernização do sistema de esgoto .     
                                                                                                          "

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quinta-feira, 3 de abril de 2014

Geografia : Ensino Médio : Formação e Expansão do Território Brasileiro

      
Geografia Newton Almeida

     Fonte do texto e figuras :   Livro -   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

  "  A Formação e a Expansão do Território Brasileiro


   Apesar da grande extensão do nosso litoral, o Brasil não se limita apenas a essa faixa do território. No entanto, nos dois primeiros séculos após o Descobrimento, a ocupação efetiva do território brasileiro se concentrou no litoral atlântico. O processo de ocupação e exploração do espaço brasileiro resultou do desenvolvimento do capitalismo comercial, também conhecido como pré-capitalismo, entre os séculos XV e XVIII . 

        Espanha e Portugal dividem as terras conquistadas

   Espanha e Portugal foram os pioneiros na expansão marítimo-comercial iniciada no século XV e que resultou na conquista de novas terras. Essas "descobertas" geraram tensões e conflitos entre os dois países. Para regulamentar as terras conquistadas, e na tentativa de evitar uma guerra, assinaram em 07 de junho de 1494, em Tordesilhas, Espanha, o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado definiu o primeiro limite territorial do Brasil, estabelecendo uma linha imaginária a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África), que dividiria o mundo entre Portugal e Espanha. As terras a leste desse meridiano seriam portuguesas, e as terras a oeste seriam espanholas. 
Geografia Newton Almeida
   Observe no mapa acima que os limites do território  brasileiro, estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, iam do atual estado do Pará (Norte) até o atual estado de Santa Catarina (Sul). Se esses limites tivessem sido respeitados, a extensão do território brasileiro seria inferior a 3 milhões de km² (menos de 40% da área atual), o equivalente aos territórios da Argentina ou do Casaquistão. 
   Inúmeras expedições que buscavam aprisionar indígenas para vendê-los como escravos, as chamadas bandeiras, ou entradas, desrespeitaram o limite proposto pelo Tratado de Tordesilhas e invadiram o domínio espanhol. Os bandeirantes tiveram importância fundamental na ocupação do interior do território brasileiro. Entretanto foi o Tratado de Madri, assinado em 1750, que praticamente garantiu a extensão territorial que o Brasil tem hoje. O novo acordo, que anulou o Tratado de Tordesilhas, determinou que a posse das terras seria de quem de fato as ocupasse (princípio do uti possidetis). Portanto, a Espanha reconheceu os direitos portugueses sobre terras que estavam muito além do Tratado de Tordesilhas, como as áreas dos atuais estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, entre outras. 
Geografia Newton Almeida
   As mais recentes áreas conquistadas pelo Brasil, aproximadamente 1 milhão de km² (área equivalente ao território da Bolívia, do Egito ou da Colômbia), foram incorporadas no decorrer dos séculos XIX e XX . 
    A atual configuração do território brasileiro compreende 8.514.876 km², que colocam o Brasil como o mais extenso país da América do Sul, o terceiro maior país da América e a quinta mair área do mundo. 
                                                             "

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Geografia : 6º Ano Ensino Fundamental : Exploração dos Solos : Uso de Rios e Oceanos

Geografia Newton Almeida
      
      A leitura de textos  dos livros tem que ser um hábito contínuo de qualquer estudante.

        O texto foi transcrito do   Livro : Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007   .


"         Exploração do solo

   Para realizar atividades agrícolas, os seres humanos exploram o solo de extensas áreas de nosso planeta. A vegetação original é derrubada e uma lavoura é plantada em seu lugar, alterando profundamente a paisagem natural.
   Quando explorado sem os devidos cuidados, o solo pode perder sua fertilidade. Produtos químicos (fertilizantes e agrotóxicos) usados incorretamente podem infiltrar-se no solo e contaminar lençóis de águas subterrâneas. Podem também chegar aos rios, contaminando a água usada para abastecer populações humanas ou como local de reprodução de peixes.
   Outra atividade de exploração do solo que causa grande impacto nas paisagens é a extração de recursos minerais, como o zinco e o carvão mineral.

           Uso de rios e oceanos  

   O represamento de rios para gerar energia elétrica ou irrigar plantações e a mudança dos cursos de água para  favorecer a ocupação humana são outros exemplos de intervenção antrópica nas paisagens.
   Além disso, resíduos lançados por indústrias e empresas mineradoras, assim como esgoto e lixo domésticos, podem poluir as águas da superfície e do subsolo terrestre.
   A paisagem dos oceanos também tem sido transformada pela ação humana, por exemplo com a construção de pontes, plataformas de exploração petrolífera e oleodutos.

                                       Geografia Newton Almeida       "

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Exercício Resolvido de Geografia : Paisagens Alteradas : 6º Ano Ensino Fundamental

       
Geografia Newton Almeida

       A leitura de textos  dos livros tem que ser um hábito contínuo de qualquer estudante. 

         Leia o texto com atenção e ao mesmo tempo resolva o exercício proposto :

           complete as lacunas com as palavras corretas, a fim de que o texto mantenha o sentido original. 

                  O asterisco vermelho (*) mostra onde começam as respostas.

                     O texto foi transcrito do   Livro : Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007   .


"  As paisagens transformadas

    Paisagens são transformadas pela __________ humana para dar lugar, por exemplo, a plantações, __________ , rodovias ou para obtenção de recursos __________ , como madeira, minérios, água e outros.    (*)

RESPOSTA   -  ação  ;  cidades ; naturais . 

                 Destruição da vegetação

   O __________ provoca redução da umidade do ar, dificultando a formação de __________ . Além disso, animais que viviam na região desmatada têm de buscar __________ em outras áreas, e eles nem sempre o encontram, havendo, assim, o risco de __________ de animais e vegetais desaparecerem antes mesmo de serem conhecidas ou estudadas.    (*)

RESPOSTA -  desmatamento ;    chuva ; alimento ; espécies  . 



   Com a retirada da vegetação, o __________ também fica exposto à ação das águas e do vento. As enxurradas, por exemplo, além de "lavar" nutrientes do solo, carregam __________ (fragmentos de rochas, solo) que "entopem" o leito dos __________ , causando o transbordamento de suas águas (enchentes).      (*) 

RESPOSTA  -  solo  ;  detritos  ;  rios . 


   No continente __________ , praticamente toda a vegetação original já foi __________ . No Brasil, restam poucas manchas de __________ Atlântica, e a Floresta Amazônica e o __________ têm sido muito devastados nas últimas décadas.     "    (*)

RESPOSTA  -   europeu ; destruída ; Mata ; Cerrado . 

geografia Newton Almeida
Foto do Newton Almeida, 17 de agosto de 2011 -  a maior parte do litoral do Brasil teve sua paisagem original transformada pela ação do homem ; na foto acima o Museu de Arte Contemporânea de Niterói / RJ . 

GEOGRAFIA Newton Almeida

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Geografia para 6º Ano Ensino Fundamental - Diferença entre Paisagem Natural e Paisagem Cultural em Perguntas com Respostas

Geografia Newton Almeida
Foto acima: Niterói - RJ , Newton Almeida, 2011

        Perguntas com respostas sobre paisagem e lugar, utilizando textos do Livro :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007


 "      Paisagem, espaço e lugar são conceitos muito importantes para a compreensão do mundo em que vivemos.

               A paisagem 

   No seu dia-a-dia, você convive com diferentes paisagens : a da sua casa, a da rua onde mora, a da escola em que estuda, entre outras. Você pode também observar paisagens de outros lugares do Brasil e do mundo, quando viaja ou em imagens de jornais e revistas, na televisão, no computador, etc. 
   Em geral, as pessoas chamam de paisagem o que consideram bonito, como uma cachoeira ou uma praia ensolarada. Para a Geografia, porém, paisagem não é apenas um belo panorama natural; ela é o conjunto dos elementos naturais e culturais que podem ser vistos em um local. 

              Elementos naturais e elementos culturais 

   Os elementos naturais que compõem a paisagem são aqueles construídos pela natureza :  formas de relevo (montanhas, serras, planaltos e planícies), hidrografia (rios, lagos, oceanos e mares), vegetação, etc.
   Os elementos culturais ou humanizados são aqueles construídos pelos seres humanos : casas, prédios, pontes, rodovias, plantações ... Os próprios seres humanos são elementos importantes da paisagem. 

              Paisagens naturais 

   Em algumas paisagens, existem pouco elementos culturais ou apenas elementos naturais. São as paisagens naturais, onde a intervenção humana é pequena ou inexistente.
   Ainda hoje há paisagens predominantemente  naturais, como trechos de florestas de difícil acesso, áreas desérticas, algumas porções das regiões polares, altas montanhas ou o fundo dos oceanos.
   Fenômenos naturais, porém, também podem modificar a paisagem. A ação das águas, dos ventos e dos terremotos, por exemplo, vem transformando paisagens desde a formação delas. 

           Paisagens culturais 

   Em outras paisagens, é possível identificar o predomínio de elementos culturais. São as paisagens culturais, resultantes da transformação da natureza pelo trabalho humano. 
   A paisagem cultural é muito importante para a compreensão do mundo e do lugar onde vivemos : além de revelar aspectos da natureza, ela apresenta um registro da história, do modo de vida das pessoas que ali têm habitado. 
                                                          "

                                PERGUNTAS 

1-  O ser humano possui cinco sentidos: audição, tato, visão, olfato e paladar. A paisagem tem a ver com qual desses sentidos? 

2-  O que é paisagem  para a Geografia? 

3-  Como podemos definir os elementos naturais de uma paisagem? 

4- O que são os elementos culturais da paisagem?  

5- O que é paisagem natural?  

6- O que é paisagem cultural ? 

7-  A foto abaixo é uma paisagem natural ou cultural?  Por quê? 

Geografia Newton Almeida

            A foto acima, do Newton Almeida, Mirante do Leblon - Rio de Janeiro / RJ, em 30 de março de 2014. 

8 -  A foto abaixo é uma paisagem cultural ou natural? Por quê? 

Geografia Newton Almeida
 A foto acima, do Newton Almeida, Mirante do Leblon - Rio de Janeiro / RJ, em 30 de março de 2014. 

                                       
                                  RESPOSTAS


1-  A paisagem tem a ver com o sentido da visão. 

2- Para a Geografia, a paisagem é o conjunto dos elementos naturais e culturais que podem ser vistos em um local. 

3- Os elementos naturais que compõem a paisagem são aqueles construídos pela natureza:  formas de relevo, hidrografia, vegetação, etc. 

4- Os elementos culturais ou humanizados, de uma paisagem, são aqueles construídos pelos seres humanos: casas, prédios, pontes, rodovias, plantações.

5- A paisagem natural é aquela constituída por elementos naturais, ou seja, onde a intervenção humana é inexistente.

6- A paisagem cultural é aquela em que podemos ver as modificações na natureza realizadas pelos seres humanos. 

7- A foto mostra uma paisagem cultural. Porque nela estão presentes os elementos culturais construídos pelo trabalho humano,  e pessoas também podem ser vistas ao fundo da foto. 

8- A foto mostra uma paisagem natural. Porque nela inexistem marcas de alteração da natureza pelo trabalho humano. 



GEOGRAFIA Newton Almeida