Os desafios da humanidade são muitos. A todo momento somos surpreendidos com demonstrações de desumanidade, de seres humanos contra outros seres humanos, e de seres humanos contra os animais.
Precisamos realmente evoluir ! Temos suficiente conhecimento para levar qualidade de vida às populações excluídas e, ao mesmo tempo, manter a biodiversidade que resta.
Mas a chave está na economia ! É impossível que o capitalismo, sistema político/econômico hegemônico no mundo ainda permita que fortunas incalculáveis sejam facilmente acumuladas nas mãos de tão poucos.
Na minha opinião o desafio da humanidade se resume a simplesmente : distribuição de renda. Como será possível isso, num sistema que permite a acumulação da riqueza e facilita a exclusão social ?
Aplicar os conceitos do desenvolvimento sustentável é importantíssimo, mas de nada adiantará se o sistema financeiro internacional continuar nesse caminho de verdadeira desumanidade.
Leia o texto abaixo, sobre a ação humana e os impactos ambientais ! Boa leitura ! E que Deus nos Perdoe !
" O que é Poluição ?
A palavra poluição vem do latim pollutione e significa "sujar " . Com o aumento da intensidade dos impactos ambientais, a agressão causada pela poluição ao meio ambiente é, hoje, muito mais do que simplesmente "sujar". Usamos o termo para designar outras formas de impacto, como a poluição visual e sonora nas cidades.
No meio ambiente, a poluição pode acontecer de três formas principais:
- Quando são introduzidas na natureza substâncias naturais (petróleo ou matéria orgânica) que não fazem parte do ecossistema atingido (rios, lagoas e oceanos).
- Quando são introduzidos nos ecossistemas lixo (plásticos e metais) ou produtos químicos, como dejetos industriais e agrotóxicos.
- Na poluição atmosférica causada pela emissão de gases diversos é muito comum que, além de novos componentes, a quantidade de um determinado elemento já existente seja acentuada. É o caso do aumento de CO² , responsável pelo aquecimento global.
As atividades humanas e os impactos ambientais
Os impactos ambientais eram muito pequenos no início da história do homem. O aumento populacional e o desenvolvimento tecnológico, no decorrer do tempo, intensificaram rapidamente a dimensão desses impactos.
Já somos mais de 7 bilhões (* atualizado por Newton Almeida) de habitantes na Terra. Os receios de Malthus não se concretizaram, mas é claro que foi preciso utilizar todos os recursos disponíveis para manter essa população. É verdade que esse aproveitamento não foi feito de forma racional e que as riquezas e recursos não estão distribuídos de maneira uniforme.
A agricultura foi a primeira atividade sedentária do homem. Com a necessidade de terras cultiváveis, ampliaram-se os impactos ambientais (desmatamentos, queima de lenha, poluição do solo, do ar e da água).
A indústria foi a atividade que mais acelerou o processo de destruição da natureza. Com a Revolução Industrial e a revolução tecnológica, o homem não é mais submisso ao meio natural. Desenvolveu técnicas para vencer os obstáculos naturais e explorar os recursos que o meio ambiente lhe oferece. Mas toda essa agressão à natureza não ficou impune, como veremos nos próximos capítulos. Os inúmeros impactos ambientais ocorridos na história da humanidade trouxeram para a sua espécie, o homem, problemas que ameaçam não só a sua sobrevivência, como a dos demais seres vivos, na face da Terra.
Em toda parte, rios, lagos e a água subterrânea são contaminados por vários tipos de poluentes. O ar das grandes cidades está irrespirável. Inúmeras espécies de animais estão extintas ou em vias de extinção no mundo. Calcula-se que 25% das espécies existentes na superfície terrestre podem se extinguir nos próximos cinquenta anos.
O que é biodiversidade ? *
O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo sob dois aspectos : todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo; e as inter-relações, ou ecossistemas, em que a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
A diversidade biológica está presente em todo lugar : no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de águas sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas. Como florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.
Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies. Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade" : aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário