sexta-feira, 4 de abril de 2014

Europa Ocidental : Baixas Taxas de Crescimento Demográfico e Mortalidade : Geografia para 9º Ano Ensino Fundamental




Imagem - Países da Europa Ocidental em destaque, amarelo, de acordo com critérios histórico-sócio-culturais da UNESCO .  Fonte :  http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa_Ocidental


              O texto foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
   "   Baixas taxas de crescimento demográfico e de mortalidade

   O elevado padrão de vida nos países da Europa ocidental está sem dúvida nenhuma relacionado com um processo de desenvolvimento que distribuiu a renda nacional entre as várias classes sociais. Ele pode ser avaliado pelas baixíssimas taxas de mortalidade infantil, o indicador mais significativo das condições de vida de uma população.  
   Da mesma maneira, as reduzidíssimas taxas de crescimento demográfico (obtidas subtraindo-se a taxa de mortalidade da taxa de natalidade) mostram a relação entre desenvolvimento econômico e comportamento demográfico : salvo algumas exceções, quanto maior o índice de desenvolvimento econômico, menor a taxa de crescimento demográfico do país. Esse fenômeno está de acordo com os interesses das economias de mercado, cuja competitividade exige famílias menores, pois, assim, os filhos não dificultam o êxito da cerreira profissional dos pais. Além disso, uma economia desenvolvida não precisa de um grande contingente de mão de obra, porque a maioria dos empregos é automatizada, ou seja, substitui-se a força de trabalho com baixa escolaridade por máquinas ou robôs. 
   Outros elementos também explicam a acentuada redução do número de filhos :
        -  queda significativa da taxa de fertilidade das mulheres ;
        - alterações profundas na tradicional estrutura da família ; 
       - diminuição acentuada do número de casamentos e aumento das uniões livres entre homens e mulheres (nessas uniões o número de filhos é sempre muito pequeno) ; 
       -  novos métodos para evitar a gravidez ;
       - universalização da educação ; 
       - legalização do aborto e ingresso acentuado da mulher no mercado de trabalho, o que eliminou a ideia de que maternidade é função essencial das mulheres.     " 


GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: