sexta-feira, 4 de abril de 2014

Geografia - Paisagens Preservadas : Unidades de Conservação : Recuperação Rio Tâmisa : 6º Ano Ensino Fundamental

               
Geografia Newton Almeida
     
     Eu moro no estado do Rio de Janeiro, pertinho da Baía de Guanabara, e já trabalhei em projetos ambientais para a limpeza de rios. O saneamento básico, que envolve a macro-drenagem dos rios, fornecimento de água tratada, coleta de lixo e coleta e tratamento de esgoto tem que ser levado a sério no Brasil. Maiores esforços têm que ser feitos para a despoluição da Baía de Guanabara, e para alcançar isso, é necessário despoluir antes, os rios que nela desembocam. Investir em saneamento básico é investir na saúde das pessoas, em melhor qualidade de vida para todos ! Despoluir o ambiente significa um futuro saudável para nós seres humanos e todas as outras espécies de seres vivos. 

       Leia o texto abaixo, que comenta sobre as paisagens preservadas, as unidades de conservação e a despoluição de um rio. 

     O texto foi transcrito do   Livro : Fonte :   DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007   .
     


"              As paisagens preservadas 

   As paisagens naturais ou mesmo as que sofreram pequenas intervenções humanas precisam ser preservadas. Isso é importante porque:

           -  muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção ; 

           -  são fontes de pesquisas científicas ; 

           -  algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para cura de doenças ; 

           - apresentam interesse para o desenvolvimento do turismo ; 

       - nelas há comunidades humanas que vivem de maneira tradicional, alterando pouco o ambiente, e devem ter sua cultura preservada. É o caso dos inuítes. 

   Essas paisagens podem estar em áreas particulares, cujo uso e proteção são responsabilidade do proprietário, ou em terras do Estado, que deve assegurar a conservação e a preservação desses lugares, restringindo sua utilização. 


                     As unidades de conservação

   Para que as paisagens sejam preservadas, cabe ao Estado elaborar leis de proteção ambiental, bem como estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.
   As áreas naturais protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas à proteção e à manutenção da diversidade da flora e da fauna, assim como da população e da cultura locais. São as chamadas unidades de conservação.
   As unidades de conservação podem ser divididas em dois grupos : 

    -  unidades de uso sustentável, cujo objetivo principal é combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos;
    - unidades de proteção integral, cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo proibida a exploração de seus recursos. 

* Uso sustentável = exploração racional (inteligente) dos recursos naturais, respeitando as regras de preservação da natureza. 

                          A  recuperação de um rio 

   É possível reduzir - ou mesmo eliminar - a poluição dos rios, como comprova a história do Rio Tâmisa, que atravessa a cidade de Londres.
   Por volta de 1860, o Tâmisa já era u rio malcheiroso e biologicamente morto. Quase 150 anos depois e graças a investimentos pesados em sua despoluição, os londrinos voltaram a pescar nele. 

                                Geografia Newton Almeida
Foto : Rio Tâmisa, na cidade de Londres, Inglaterra. 
     

   Para que o rio continue assim, leis rigorosas controlam o destino do lixo e são feitos investimentos contínuos na modernização do sistema de esgoto .     
                                                                                                          "

GEOGRAFIA Newton Almeida






Nenhum comentário: