Brasil - Urbanização - População Rural e População Urbana - Setores da Economia
O que é urbanização? É o processo de afastamento das características rurais de uma porção do espaço geográfico para características urbanas.
A partir de 1940 a população rural no Brasil vem diminuindo, em contrapartida a população urbana aumentou, e em conseqüência aconteceu o crescimento das cidades brasileiras . Atualmente, vivem no campo apenas uns 30 milhões de brasileiros, e nas cidades cerca de 160 milhões.
Por que isso acontece?
Primeiramente é preciso recordar a divisão dos setores econômicos ou atividades econômicas:
Setor primário (extrativismo de recursos naturais, pesca, coleta de raízes, criação de animais, atividades agrícolas);
Setor secundário ( construção civil e indústrias = fábricas, elas transformam os recursos naturais em bens acabados = mercadorias = roupas, sapatos, móveis, computadores, canetas, máquinas , automóveis, etc.) ;
Setor terciário (setor de serviços , dentistas, médicos, advogados, universidades, bancos, comércio, shopping centers, etc.) .
A resposta para o processo de urbanização crescente no Brasil está na industrialização. Ao longo do século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1945), o perfil da economia brasileira foi se modificando: de predominantemente agroexportador, nosso país passou a ser também industrializado. Foi a industrialização que intensificou o processo de urbanização, pois a produção industrial vem seguida do fenômeno da urbanização.
Uma nova indústria (fábrica) atrai outras atividades para a região onde foi implantada. Os trabalhadores preferem morar próximo ao trabalho, portanto novas casas são erguidas, desenvolvendo a construção civil. Essas pessoas que passaram a circular na região precisam se alimentar, e logo surgem restaurantes, padarias. Depois é claro que aparecerão novas lojas, oficinas mecânicas, salão de cabeleireiro, cinemas, lan-house, ou seja, o setor secundário da economia vai atrair o setor de serviços, ou setor terciário da economia, também .
Geografia Newton Almeida
Geografia Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial