sexta-feira, 15 de julho de 2011

Newton Almeida Comenta sobre a Greve de Professores no Estado do Rio de Janeiro em 2011





 Escrito em 15 de julho de 2011
Geografia Newton Almeida

      Eu estava almoçando quando assisti a entrevista do Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, no RJ TV da Rede Globo. .  Muito importante a reportagem da Rede Globo. Bastante oportuna a repórter  ter comparado o valor da reforma do Maracanã ( R$ 1 bilhão )  e  a " economia " burra no pagamento a salários dignos aos professores. 
      Sabemos que existe um compromisso internacional, do Brasil e do Rio de Janeiro,  para sediar a Copa do Mundo de 2014, e se levarmos em conta a vocação turística do Estado do Rio de Janeiro, esse investimento em infraestrutura para o esporte/futebol, e para celebração de eventos e shows, deverá retornar a curto prazo, em geração de renda através do incremento do turismo. 
     Estamos bem lembrados que por volta de 1992 o Prefeito César Maia investiu em shows e queima de fogos no reveilon em Copacabana. O tempo mostrou que a geração de empregos e atração  de turistas era bem maior que o dinheiro público investido.  Mas, voltando ao caso do Maracanã, ele foi todo reformado para os Jogos Pan Americanos  de 2007,  com custo de uns R$ 450 milhões (recursos públicos).  É difícil compreender a razão de  tantos investimentos num estádio de futebol, enquanto que a saúde e educação do Estado do Rio de Janeiro se encontram sem qualidade. Quem deve gostar disso são  as empreiteiras que realizam as obras, que alçam vôos como uma asa - DELTA .   
     A sociedade brasileira vive momentos de esgarçamento do tecido social, desestruturação da família, falta de respeito mínimo ao próximo, falta de valores mínimos morais e éticos. E sabemos que os professores lidam dia a dia com crianças e jovens vítimas dessa desagregação social. E muitos acreditam que o professor tem que se tornar também " pai e mãe " dessas crianças e jovens. Além de ser cobrado pela educação de âmbito social / sociabilidade /afetividade / ética / moral / inclusão / civilidade dos alunos , os professores, das escolas públicas  Estaduais do Rio de Janeiro,  são desafiados a preencher , elaborar, participar, a se comprometerem com uma carga burocrática extra, fazendo com que a profissão altamente realizadora se torne uma profissão altamente estressante, um verdadeiro martírio, tirando de qualquer ser humano normal a sua capacidade criativa e até mesmo a sua possível competência! 
      Estamos vendo nossos jovens, e mesmo crianças,  serem envolvidos em gangues, envolvidos com drogas, sexo livre e marginalidade . O que esperar de jovens ociosos, que não cultuam o hábito da leitura, sem laços referenciais familiares saudáveis, sem amparo de adultos exemplares, jovens  que estão alienados do seu tempo e realidade,  que não demonstram qualquer respeito e sensibilidade ao próximo? 
        Todos tem direito à educação de qualidade! Não existem perspectivas de avanços da sociedade sem incluir investimento em educação . 
              Como uma escola pode assegurar qualidade mínima com meia dúzia de professores em sala de aula,  para cerca de quarenta alunos por turma , e com meia dúzia de profissionais gestores do sistema educacional (merendeiras, inspetores de alunos, assistente administrativo, orientador educacional, etc.)? 
               Sinto muitas saudades do Governador Brizola e do Darcy Ribeiro ! Construíram uns 400 CIEPS no Estado do Rio de Janeiro, com alunos permanecendo na escola em tempo integral, entravam de manhã cedo e saíam no final da tarde, com escolas com piscina, quadra de esporte, instalações limpas, funcionais e confortáveis, com  excelente alimentação, psicólogos, professores, e até "mães e pais sociais" que residiam nos CIEPS e adotavam crianças  órfãs ou que perderam  a guarda dos pais biológicos. Leonel de Moura Brizola e Professor Darcy Ribeiro:  Brasileiros que verdadeiramente lutaram e realizaram por um Brasil melhor, um Brasil que realmente educa seu povo ! 

Geografia Newton Almeida


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial