quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Europa Dividida : Muro de Berlim : Guerra Fria

                  
Geografia Newton Almeida

                   Europa Dividida – Muro de Berlim
     Como conseqüência da bipolarização (divisão mundial de países capitalistas e países socialistas), em 1949, os países da Europa dividiram-se em dois blocos rivais : a Europa Ocidental capitalista e a Europa Oriental socialista. A Europa Ocidental tinha a influência da superpotência capitalista os Estados Unidos da América, e a Europa Oriental estava sob influência da superpotência socialista a União Soviética .  O maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do muro de Berlim, em 1961 . O muro foi construído pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga de seus habitantes para o lado ocidental.  A cidade de Berlim  estava dividida em dois territórios : a parte oeste, controlada pela Alemanha capitalista, e a parte leste capital do governo oriental socialista .

                   O Fim do Socialismo Real e da Guerra Fria
   A partir dos anos 1980, o mundo bipolarizado passou por uma série de transformações. Durante décadas a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) investiu grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial e de armamentos (arsenal de guerra) . Além disso, a URSS gastava muito dinheiro para ajudar outros países socialistas (como Cuba, por exemplo). Dessa forma  os soviéticos não conseguiram manter o padrão de vida, principalmente em comparação com os países capitalistas. Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo soviético e iniciou a abertura do sistema político (essa abertura recebeu o nome de Glasnost, transparência em russo) e a reestruturação econômica (essa reestruturação recebeu o nome de Perestroika) . Essas mudanças se alastraram pelos países do bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, marcando o fim da Guerra Fria. O muro de Berlim foi destruído em 1989, e essa data é que marca o fim da Guerra Fria . Atualmente, pouquíssimos países como  a Coréia do Norte, Cuba e China continuam a se proclamar socialistas, embora apresentem características do capitalismo, especialmente a China.    

  Fonte :   Livro Projeto Araribá 8º ano ;  Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007  ; Pesquisa da Internet :   http://pt.wikipedia.org 

Geografia Newton Almeida




     

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial