quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aquífero Guarani

                      O  Aquífero Guarani 

        O Aquífero Guarani é um manancial subterrâneo que atinge 1,2 milhão de quilômetros quadrados, incluindo Brasil (2/3 do total), Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, ele abrange parte dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,  São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Observe o mapa abaixo : 
Geografia Newton Almeida

     O aquífero pode abastecer uma população de 360 milhões de pessoas sem ser afetado de maneira significativa. Um aspecto importante para a prevenção de problemas futuros no abastecimento de água é a dificuldade que um aquífero, por ser subterrâneo, tem para se recuperar dos efeitos da poluição. 
     O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquíferos do mundo; sua extensão no Brasil é de 840.000 Km², no Paraguai ele ocupa cerca de 58.500 km² de área, no Uruguai também cerca de 58.500 km² e na Argentina sua extensão é de 255.000 km². 
     As suas águas são de boa qualidade para o abastecimento público, além de outros usos, sendo que, em sua porção confinada, os poços têm cerca de 1.500 m de profundidade e podem produzir vazões superiores a 700 metros cúbicos por hora (m³/h) . 
     Por ser um aquífero  de  extensão continental, sua dinâmica ainda é pouco conhecida, necessitando maiores estudos para seu entendimento, de forma a possibilitar uma utilização racional e o estabelecimento de estratégias para a sua preservação.  



Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , O espaço natural e a ação humana . 6º ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .  

Fonte Livro : DANELLI, Sonia Cunha de Souza; Projeto Araribá Geografia 6º ano. Editora Moderna, 2ª edição. São Paulo : 2007. 

GEOGRAFIA Newton Almeida




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial