EURO : Crise : Sistema Financeiro
Estou tentando entender as causas da crise do Euro e obstante muitas dúvidas já tenho uma opinião geral.
Recentemente vimos o Obama esquecer a sua sugestão de taxar grandes fortunas, muito provavelmente pela proximidade das eleições e sua complacência com sistema financeiro.
A crise subprime, aquela de 2007, mostrou que o liberalismo do sistema financeiro aliado a autoridades políticas coniventes são os causadores das constantes crises do capitalismo.
Nos tempos de crescimento econômico os bancos lucram muito e nos tempos de crise os bancos lucram. O capital financeiro subjuga os políticos que mantém os bancos sempre garantidos de que nunca perderão.
Os políticos coniventes manobram as economias dos países para que o sistema financeiro sempre vença, e obstante terem contribuído para o empobrecimento de milhões, conseguem ascender em cargos políticos ou até conquistam melhores cargos na esfera do capital.
O capitalismo tem que avançar para o estágio do capitalismo cooperativo, com princípios do bem estar amplo e com limites determinados de enriquecimento.
Aos poucos começo a entender os complicados caminhos da economia, mas a conclusão é que novamente a solução é de caráter político (e se o dinheiro manda na política, então ..... ) .
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial