Aerofotogrametria
" É a elaboração de cartas com base em fotografias aéreas, com a utilização de aparelhos e métodos estereoscópicos, que permitem a representação de objetos em um plano e sua visão em três dimensões.
Alguns detalhes são essenciais para a interpretação de uma fotografia aérea: o tamanho e a forma da área estudada, a tonalidade e as sombras existentes na foto, entre outros.
A escala de uma fotografia aérea vai depender de sua finalidade. Normalmente, em trabalhos sobre áreas urbanas, usa-se a escala 1:8.000; para áreas rurais, 1:30.000. É possível ampliar a fotografia aérea em até cinco vezes a escala original.
As fotos aéreas também são usadas para determinar curvas de nível nos levantamentos cartográficos por pares de fotografias.
Nos mosaicos cartográficos, que são montagens de fotografias aéreas, pode-se ter a visão geral da área que está sendo estudada.
Existem também as ortofotocartas, que são imagens fotográficas aéreas, com escala precisa, em que podem estar representadas curvas de nível, ruas, limites, etc.
"
Fonte - Livro - ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ; RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial