sábado, 15 de junho de 2013

CEI - Comunidade dos Estados Independentes : Perguntas com Respostas

    Queridos leitores e alunos, preparei umas perguntas com respostas, sobre a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) , a pedido de uma leitora. As respostas, e a charge, são do Livro Geografia Crítica 9º ano, J. William Vesentini, Vânia Vlach, Editora Ática de 2009.  
                                   Espero que seja útil !  Bons estudos !  


Geografia Newton Almeida




     A charge acima foi publicada pela revista Newsweek em 23 de setembro de 1991. 


1-  A charge mostra cartógrafos de uma determinada agência de Televisão. O que o chefe quer dizer com  "outra correção Peter" ? 


  RESPOSTA   -   Com a desagregação da União Soviética, quinze países independentes foram criados : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.  Isso se deu no ano de 1991, portanto, o chefe da agência de televisão da charge informa ao Peter que as fronteiras do mapa-mundi foram alteradas.    


2-  O que é a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) ? 


RESPOSTA  -   Em dezembro de 1991, sob a liderança dos presidentes da Rússia, da Ucrânia e de Belarus, após a crise e fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas  (URSS),  nasceu a CEI , a Comunidade dos Estados Independentes, formada pelos países : Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Geórgia, Moldávia, Quirguízia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.   


3-  Após a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1991, surgiram 15 novos países independentes no cenário mundial. Explique por que a CEI é formada por apenas doze e não quinze países. 


RESPOSTA  -  " Desde o início do processo de formação da CEI, as três nações bálticas resolveram se afastar das demais, buscando uma integração maior na Europa. São os países : Estônia, Letônia e Lituânia. Elas puderam fazer isso sem grandes problemas, pois conviveram menos tempo no seio da União Soviética e possuem uma situação geográfica peculiar na parte ocidental ou europeia  dessa antiga superpotência, o que as afasta consideravelmente dos países que integram a CEI.    "


4- Comente sobre o processo de formação da CEI . 


RESPOSTA  -   " Logo após a dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, a maioria dos novos países independentes, que durante quase todo o século XX viveram com moeda, governo central e forças armadas unificadas, percebeu que tinha profundas ligações econômicas e militares e precisava de acordos ou tratados para resolver uma série de questões importantes. A maioria dos povos não russos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (georgianos, azerbaijões, armênios, ucranianos, moldávios e outros) desejava se tornar independente do domínio de Moscou, mas, uma vez autônomos, esses povos perceberam que havia a necessidade de oficializar laços econômicos uns com os outros para poderem continuar a se desenvolver. Dessa maneira foi organizada a CEI (Comunidade dos Estados Independentes).    "


5-  A CEI vem conseguindo consolidar os seus objetivos originais ?


RESPOSTA  -   " A intenção original do tratado que instituiu a  CEI era criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário-soviético, centralizado pelo governo de Moscou. Mas a realidade acabou se revelando distante dessa ideia original, pois além do afastamento definitivo das três nações bálticas, houve também vários desentendimentos entre os principais países membros (em especial a Rússia e a Ucrânia), cada qual defendendo um caminho diferente para essa organização. A Geórgia deixou a CEI durante algum tempo (retornou depois), e, desde 1992, o Azerbaijão se declarou somente observador, e não membro efetivo.    "


6- Comente sobre o panorama recente da CEI . 


RESPOSTA  -   " Até hoje a CEI encontra-se indefinida em alguns aspectos. Vários países já criaram suas moedas nacionais, mas em quase todos eles ainda circula o rublo russo, de maneira que, muitas vezes, circulam as duas moedas na economia. Alguns também criaram suas próprias forças armadas, embora frágeis, o que gerou conflitos com a Rússia, que desejava recuperar armas nucleares, instalações militares, navios, submarinos e mísseis construídos  pelo exército soviético, pois se considera a única herdeira da antiga superpotência. Algumas nações, especialmente a Ucrânia, resistem a essa imposição russa, e permanece o impasse sobre a quem pertencem certos armamentos e navios, notadamente aqueles situados no mar Negro.    "


7-  Compare a formação da União Europeia com a formação da CEI . 

RESPOSTA  -   " A CEI vai se estruturando como uma associação econômica e em parte política, a exemplo da União Europeia.  No entanto a União Europeia se desenvolveu a partir de uma comunidade econômica e evoluiu para uma relativa integração política, com uma moeda única passando a circular no início do século XXI  e crescente importância do parlamento europeu no mundo. A  CEI parece trilhar o caminho inverso : ela começou com uma forte integração econômica (moeda única) e até político-militar ;  com o tempo, foi ocorrendo uma maior autonomia de cada país membro.  Portanto não é certo que a CEI vá se fortalecer ou mesmo sobreviver nas primeiras décadas do século XXI .  "

Fonte :  VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . 9º ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009 . 


      GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial