Diplomatas : Cônsul : Embaixador
" Diplomatas são pessoas oficialmente encarregadas pelo governo de um país, de defender seus interesses junto a outras nações e organismos internacionais (...) Para seguir carreira diplomática, é necessário ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e possuir graduação plena em qualquer área. Até aí, tudo bem. O mais difícil é passar na prova de admissão para o Instituto Rio Branco, a escola que forma os diplomatas brasileiros. O concurso é realizado anualmente e composto de cinco provas. Embora o número possa variar, nos últimos anos apenas 30 vagas têm sido abertas. As provas requerem português e inglês perfeitos, conhecimento de questões internacionais contemporâneas, história, geografia, noções de direito e noções de economia. Uma vez no Instituto Rio Branco, o candidato já se torna um diplomata, assumindo o cargo de terceiro-secretário. Através de concursos e do plano de carreira, ele atinge posições superiores (segundo e primeiro-secretário, conselheiro e ministro de segunda classe) até se tornar um ministro de primeira classe, quando o indivíduo é nomeado embaixador.
Hierarquia Universal
1- Chanceler
Embora os países europeus deem esse título ao primeiro-ministro, ou premiê, na América Latina ele designa o ministro das Relações Exteriores - cargo subordinado diretamente ao presidente e hierarquicamente superior a todos os demais diplomatas (...)
2- Embaixador
Embora possa ter outras responsabilidades administrativas, sua atribuição mais comum é ser chefe de uma embaixada : missão diplomática fixa em um país estrangeiro (...)
3- Cônsul
Enquanto os embaixadores têm como função negociar os interesses do seu país no estrangeiro, os cônsules têm sua atuação voltada para conterrâneos que vivem no exterior. Dessa forma, os brasileiros que vivem fora do país podem ir aos consulados para tratar de assuntos legais, como oficialização de casamentos, emissão de certidões de nascimento ou para votar (...)
4- Adidos
(...) funcionários designados por outros ministérios para tratar de assuntos específicos . "
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial