Paraguai
Características do território
Com cerca de 406.752 km², o atual território paraguaio resulta de uma sucessão de perdas e conquistas de terras.
As perdas ocorreram para o Brasil e a Argentina, na Guerra do Paraguai * (1864 - 1870). A conquista se deu quando o país anexou parte do território boliviano após ter vencido a Guerra do Chaco ** (1932 - 1935).
O Rio Paraguai, que atravessa o território de norte a sul, é o marco da distribuição do país em duas regiões distintas : a Ocidental e a Oriental.
A região Ocidental ocupa 67% da área total do Paraguai. O norte dessa região corresponde ao Chaco, uma extensa área pouco povoada: da população total de aproximadamente 5 milhões de habitantes, apenas 5% concentram-se ali.
A região Oriental, situada entre os rios Paraguai e Paraná, concentra as principais atividades econômicas do país, bem como a maior parte da população, principalmente no entorno da capital, Assunção.
* Guerra do Paraguai - maior conflito armado ocorrido na América do Sul. Envolveu Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai.
** Guerra do Chaco - conflito armado que envolveu a Bolívia e o Paraguai pela disputa da região do "Gran Chaco".
Aspectos Populacionais
Parcela significativa da população paraguaia está empregada no setor primário da economia, o que se reflete na urbanização do país: o Paraguai é um dos países latino-americanos com menor taxa de urbanização (cerca de 55% da sua população vive nas cidades).
Os indicadores sociais da população paraguaia são típicos de países subdesenvolvidos : as taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo são elevadas, e a expectativa de vida é baixa.
As principais cidades do Paraguai são Assunção e Ciudad Del Este, esta última localizada na fronteira com Foz do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná.
Aspectos econômicos
Na região Ocidental, destacam-se a pecuária bovina de corte, praticada nas planícies dos rios Paraguai e Pilcomayao, o cultivo do algodão, que tem como prioridade o mercado externo, e o turismo rural. No Chaco, a principal atividade econômica é a exploração do quebracho, árvore da qual se extraem o tanino, usado para curtir e amaciar o couro bovino, e o quinino, utilizado na indústria farmacêutica.
Na região Oriental, as principais atividades econômicas são a extração vegetal, principalmente de madeira e erva-mate, e a produção agropecuária, sobretudo os cultivos de cereais, algodão, tabaco e a pecuária bovina. O segmento agropecuário apresenta baixo grau de mecanização e pouco emprego de técnicas modernas no plantio, irrigação e manejo do solo e do gado.
Comércio e indústria
Na fronteira com Foz do Iguaçu, o movimento de brasileiros é intenso, com grande comércio de produtos importados. Diariamente, milhares de pessoas atravessam a Ponte da Amizade para comprar mercadorias que depois são revendidas no Brasil, ou apenas para adquirir produtos eletrônicos a preços mais baixos. No entanto, muitas dessas compras entram em nosso país de maneira ilegal, isto é, sem que os impostos de importação sejam pagos pelos compradores.
A atividade industrial do Paraguai, basicamente associada aos setores têxtil e alimentício, é pouco expressiva e está concentrada nos arredores de Assunção.
O consumo de energia no país é menor que a quantidade gerada, o que acontece principalmente na Hidrelétrica Binacional de Itaipu, construída em sociedade com o Brasil. Assim, o Paraguai vende o excedente de energia para o Brasil e para outros países da América do Sul.
País interior, isto é, sem saída para o mar, o Paraguai depende do Porto de Paranaguá, no Brasil, ou da navegação pela Hidrovia Paraná-Paraguai até o porto de Buenos Aires, na Argentina, para escoar seus produtos e receber mercadorias de outros países.
Fazenda na cidade Caapucu (Paraguai, 2005). A criação de gado bovino é uma importante atividade econômica no país.
Vista aérea da Ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai (2004).
"
Fonte : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial