Europa após a Segunda Guerra Mundial : Estados Unidos Surgem como Potência : Plano Marshall e OTAN
Após a Segunda Guerra Mundial (1939- 1945) a Europa perdeu quase que totalmente a sua hegemonia no cenário mundial. Quase totalmente, pois ainda restou-lhe, durante algum tempo, o domínio sobre dezenas de colônias na África e na Ásia, que só conseguiram sua independência política nas décadas de 1950 e 1960.
Os países europeus que antes eram ricos e poderosos, ficaram arrasados pela destruição com a guerra. Veja abaixo fotos ilustrativas de uma cidade da Europa que foi destruída pela guerra e depois reconstruída :
As batalhas mais violentas e intensas aconteceram na Europa, portanto as marcas da Segunda Guerra Mundial ficaram visíveis . As principais potências econômicas, Reino Unido, França e Alemanha ficaram com suas economias arruinadas, pois suas instalações industriais, estradas, e infra-estrutura em geral ficaram em destroços. Foi nesse momento em que os Estados Unidos da América emergiram na posição de potência mundial, liderando a hegemonia no mundo capitalista.
O socialismo avançou na Europa, com seu modelo de economia planificada, totalmente diferente da livre-iniciativa característica do capitalismo. Isso aconteceu porque a União Soviética saiu da Segunda Guerra Mundial fortalecida, em comparação com os países da Europa. Dessa forma, foi liderando muitos países europeus, ampliando o bloco socialista : ex-Iugoslávia (1944-1945), Albânia e Bulgária (1945-1946), Polônia e Romênia (1947), antiga Tchecoslováquia (1948) e Hungria (1949). Também a Alemanha acabou sendo dividida, em 1945, em quatro zonas de ocupação : norte-americana, soviética, britânica e francesa. E finalmente, em 1949, a divisão da Alemanha acaba por simbolizar o antagonismo entre capitalismo e socialismo, sendo dividida em Alemanha Ocidental (ou República Federal da Alemanha, capitalista, sob controle do Reino Unido, França e Estados Unidos) e Alemanha Oriental ( ou República Democrática Alemã, socialista, sob o controle da União Soviética).
Os Estados Unidos firmaram sua posição de liderança no mundo, através do Plano Marshall, diante do cenário de ruína da Europa. O Plano Marshall, que teve início em 1948, fornecia empréstimos para o Reino Unido, a Alemanha Ocidental, França e Itália, a fim de de que pudessem reconstruir suas economias.
E isso funcionou. Ao mesmo tempo em que a Europa Ocidental superava aos poucos a destruição da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos também enriqueciam e prosperavam, pois conquistaram mais mercados consumidores para seus produtos.
Se o Plano Marshall garantiu a reconstrução econômica, a OTAN Organização do Tratado do Atlântico Norte, outro acordo imposto pelos Estados Unidos, garantiu , por sua vez, uma aliança militar, a fim de conter o avanço socialista no continente europeu. Através da OTAN, os Estados Unidos firmaram uma poderosa aliança militar com a Bélgica, França, Reino Unido, Países Baixos, Luxemburgo, Islândia, Itália, Espanha, Portugal, Noruega, Dinamarca e Canadá. A Organização do Tratado do Atlântico Norte tinha por objetivo a defesa mútua em caso de ataque por qualquer outro país inimigo. A Grécia e a Turquia aderiram à OTAN, em 1952, e a Alemanha Ocidental em 1955.
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial