Sustentabilidade - Proteção à Biodiversidade : Educação para a preservação da biodiversidade
" Biodiversidade e educação
Nos países ocidentais, desenvolveu-se o sentimento um pouco confuso, mas carregado de uma certa culpabilidade, de que seria necessário e urgente proteger uma natureza fortemente degradada pelo crescimento da população humana e pelo desenvolvimento das atividades econômicas. Alguns cenários catastróficos, baseados na ideia de que a diversidade biológica era indispensável para a manutenção dos fenômenos reguladores da biosfera, ajudaram muito, é verdade, para essa tomada de consciência. Certas instituições de proteção da natureza, divulgadas pela mídia, também sensibilizaram o grande público sobre as ameaças de desaparição que pesam sobre certas espécies emblemáticas, como os pandas, os elefantes, as baleias e as focas. Mas o público e os políticos estão ainda relativamente pouco preocupados com o desaparecimento de espécies menos carismáticas e com a degradação dos meios naturais, sobretudo desde que isso ocorra na outra extremidade do planeta. As campanhas de sensibilização lançadas pelas organizações não-governamentais (ONGs) ou por certos Estados participam também para convencer numerosos cidadãos da importância da biodiversidade, nos planos cultural e ecológico.
Mas o sistema econômico e social continua a realçar os valores que vão de encontro a uma conservação durável : lucro a curto prazo, ausência de solidariedade com as gerações futuras, etc. É necessário, portanto, integrar o respeito à biodiversidade na educação escolar e extra-escolar. O ensino pode ser um instrumento potente para aumentar a tomada de consciência do público em relação à proteção da biodiversidade, ao formar não só os conhecimentos mas, da mesma forma, as percepções e as atitudes dos jovens frente à biodiversidade. "
( Christian Lévêque. A biodiversidade. Bauru : Edusc, 1999. p. 201.)
Fonte : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial