quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Setor de Serviços Absorveu Trabalhadores dos Setor Primário e Secundário da Economia

        A economia do mundo está em constante mudança. Nas últimas décadas, a economia mundial tem passado por importantes transformações: o setor de serviços absorveu trabalhadores do setor primário e secundário da economia

    Com a modernização da agricultura e das atividades extrativistas em geral (setor primário) e, principalmente, a partir da modernização da produção industrial (setor secundário), as máquinas estão substituindo a mão de obra tradicional, trazendo como  e a consequência a  diminuição do número de postos de trabalho desses setores para o comércio e a prestação de serviços (setor terciário).  
       Podemos dizer que houve uma retração do número de empregos do setor primário e secundário e uma ampliação de empregos no setor terciário. As máquinas são cada vez mais avançadas e rápidas ao desempenharem as tarefas realizadas, antes, pelos seres humanos. Veja abaixo, que na fabricação de automóveis os robôs são muito utilizados nas linhas de produção, e acabam por ocupar os postos de trabalho, desempregando grande quantidade de mão de obra. 
Geografia Newton Almeida
       Além da mecanização crescente das indústrias, aqui no Brasil, o aumento de produtos industrializados importados de outros países também é responsável pela diminuição de postos de trabalho. Atualmente (2015), no Brasil, a indústria emprega cerca de 10% apenas, do total de trabalhadores, enquanto que há pouco mais de dez anos (2002), a indústria empregava cerca de 20% do total de trabalhadores. 
      O mesmo vem acontecendo na agricultura. No setor primário as máquinas também estão sendo cada vez mais utilizadas, e novamente deixando muitos trabalhadores rurais sem seu emprego. Uma única máquina pode substituir mais de 100 trabalhadores.  Abaixo vemos uma colheitadeira de cana de açúcar em plena atividade, que consegue maior economia ao produtor rural,  se, ao contrário, fossem contratados os trabalhadores cortadores de cana. 
Geografia Newton Almeida
       A mecanização no campo é um dos principais fatores para o êxodo rural aliado ao fenômeno da urbanização.   
     Os níveis de desemprego seriam muito maiores, caso o setor terciário, ou de serviços, não tivesse sido ampliado. Esse setor emprega mais da metade da força de trabalho mundial, como aqui no Brasil, e em muitos outros países chega a responder por mais de 70% dos empregos. O maior aumento das oportunidades de novos postos de trabalho tem sido na prestação de serviços, com destaque para as atividades ligadas ao turismo. 
      Nós todos estamos em contato com o setor terciário da economia, os serviços, sem nem ao menos nos darmos conta da sua importância. Convivemos com muitos serviços em nosso dia a dia. Quando vamos ao médico, à escola, quando usamos o ônibus, o metrô, ou o trem, ou quando nos divertimos nos cinemas e teatros, ou ainda quando pagamos contas nos bancos ou vamos às compras em um shopping center. 

Geografia Newton Almeida



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial