domingo, 15 de março de 2015

Areia Preta na Praia do Jabaquara, em Paraty / RJ

      A Geografia está presente em nosso dia a dia, sempre fazendo com que nos tornemos mais críticos e participantes do mundo à nossa volta. Em qualquer momento, seja no ambiente escolar ou em uma aprazível praia, os conteúdos de Geografia estão auxiliando a nossa percepção do mundo. 
      Quem conhece as praias da Baía de Angra dos Reis,  ao sul do litoral do Estado do Rio de Janeiro, já deve ter reparado na coloração  preta de algumas de suas areias.  
     As fotos, a seguir, foram tiradas por mim (Newton Almeida), quando estive na Praia do Jabaquara, em Paraty. Suas areias apresentam-se pretas em alguns locais, principalmente na extremidade mais ao sul, próximo ao rio que deságua na praia. 
Geografia Newton Almeida
     Foto acima - Praia do Jabaquara, ao fundo fica o manguezal, na direção norte. 
Geografia Newton Almeida
     Foto acima - Foi tirada do mesmo ponto da foto anterior, mas apontando para a direção sul, onde o rio deságua (nas pedras). Reparem que a coloração das areias pretas realçam mais intensamente as conchas na praia. 
Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida
     Fotos acima  -   Eu retirei uma pequena quantidade da areia preta e coloquei em cima de uma cadeira amarela. 

     As areias de uma praia são depositadas pelo mar, e também podem ter sido conduzidas pelos rios próximos. Portanto, além da areia, também são transportados à praia os restos de corais, os pedaços de conchas, restos de folhas e galhos e outros.  
    No Brasil as praias começaram a se formar nos últimos 18 mil anos – durante o período geológico Quaternário – e ainda hoje continuam em transformação. Durante esse período houve uma significativa variação no nível do mar, avançando (nível do mar subindo) em direção à praia em certos momentos e em outros afastando-se (nível do mar mais baixo). 
      As areias são grãos essencialmente formados de quartzo, resultantes da desagregação ou da decomposição das rochas. Esses grãos de quartzo uma vez desintegrados da rocha primitiva são transportados pelos diversos agentes erosivos externos, indo formar as praias. 
     A cor da areia nem sempre é branca, como observamos nesse caso da Praia do Jabaquara. Os depósitos arenosos podem aparecer com tonalidades de colorações muito diversas, em função dos minerais ou dos óxidos que as areias contenham. As areias pretas possivelmente são uma mistura de grãos ou fragmentos de magnetita e ilmenita (Guerra, Antônio Teixeira. Dicionário Geológico-Geomorfológico. Editora Bertrand Brasil.  3ª edição. 2003). 
 

GEOGRAFIA Newton Almeida


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial