Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre os Limites do Continente Europeu
A localização de um continente, de um país ou de uma região afeta diversos fatores que podem facilitar ou dificultar o o seu desenvolvimento.
Se um país está localizado em região de encontro de placas tectônicas, por exemplo, isso significa que terá de enfrentar graves tragédias em consequência de terremotos, como acontece no Japão. Mas, as dificuldades impostas por condições inóspitas não impedirá que o povo que lá vive consiga alcançar o seu desenvolvimento.
Já no caso do Brasil, em contraponto, as disponibilidades de recursos naturais abundantes e um clima que pode ser considerado privilegiado, consequência direta da sua localização, não foram capazes de fazer com que o povo brasileiro, que vive nesse país de dimensões continentais, conseguisse conquistar pleno desenvolvimento humano.
No exercício a seguir, o texto do Livro Geografias do Mundo - Fronteiras, dos autores Marcos Bernardino de Carvalho e Diamantino Alves Correia Pereira, 8º Ano do Ensino Fundamental, da Editora FTD, 2009, apresenta aspectos gerais sobre a localização da Europa.
Preencha as lacunas com as palavras corretas ! Após cada parágrafo, verifique seus acertos, com a as palavras corretas das lacunas destacadas em vermelho.
Os limites do continente europeu foram definidos por uma linha que tem como referência os montes , o rio Ural e o mar ao leste. Ao sul, os limites foram estabelecidos pelas do Cáucaso e pela costa do Mar até os estreitos de Bósforo e . Desse ponto para oeste estende-se o mar , e após a passagem do estreito de , o oceano Atlântico estabelece os continentais.
RESPOSTA - orientais ; imaginária ; Urais ; Cáspio ; montanhas ; Negro ; Dardanelos ; Mediterrâneo ; Gibraltar ; limites .
A configuração da Europa é caracterizada pela presença de grandes (Escandinávia, , Itálica e Balcânica) e de mares (Mediterrâneo, Negro, Cáspio e ). Acrescente-se ainda grande quantidade de penínsulas secundárias, extremidades, , golfos e baías.
RESPOSTA - territorial ; penínsulas ; Ibérica ; Báltico ; estreitos .
Na parte do continente, qualquer lugar está, no máximo, a 250 km do , enquanto na parte oriental, principalmente na , as distâncias da costa chegam a mais de 1.000 . Essas características facilitam o , sobretudo o acesso à navegação nos oceanos e mares, além de exercer forte influência sobre o .
RESPOSTA - ocidental ; mar ; Rússia ; quilômetros ; transporte ; clima .
As áreas mais próximas dos oceanos apresentam climas , sobretudo na fachada , influenciada pela corrente marítima do golfo. A posição da , entre as médias e altas do norte, é outro importante para a definição de suas características climáticas.
RESPOSTA - amenos ; atlântica ; quente ; Europa ; latitudes ; hemisfério ; elemento .
Em função disso, os mais importantes da Europa são o mediterrâneo, o temperado úmido do e o continental. Também encontramos em algumas áreas os climas de montanha e, ao norte, os climas e subpolar.
RESPOSTA - climas ; oeste ; frios ; polar .
Imagem acima - Europa vista de satélite, a uma altitude de pouco mais de 6.000 quilômetros - Google Earth.
GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial