domingo, 30 de agosto de 2015

A Abertura Econômica do Japão no Período Meiji e o Surgimento dos Zaibatsus

     O Japão antes do período Meiji, do início século XIX, era um país politicamente e comercialmente isolado, opondo-se a qualquer aproximação com a civilização ocidental. Essa mentalidade mudou e o processo de  industrialização foi incentivado pelo governo Japonês. Saiba o que foram os chamados Zaibatsu e sua importância para o desenvolvimento da industrialização Japonesa.
Geografia Newton Almeida
     Em 1840, com Guerra do Ópio, entre a Inglaterra e a China, a nação asiática se viu forçada a abrir seus portos para o comércio. Nesse período, os ingleses voltaram seus olhos para o Japão, mas não fizeram nada por causa da guerra. Os Estados Unidos, uma potência emergente, também se interessaram pelos mercados do Pacífico e, em 1851, o comodoro norte-americano Matthew Calbraith Perry foi ao Japão para levar uma proposta ao governo japonês. Temendo futuros problemas com os norte-americanos, o governo se viu obrigado a aceitar o acordo e, em 1854, o Japão abria seus portos para o comércio com o mundo.  
     Desejando acompanhar o desenvolvimento tecnológico do mundo ocidental, o governo japonês começou a investir na implantação de estabelecimentos industriais em todos os setores nos quais o capital privado não tinha condições de atuar. 
      A rápida industrialização e modernização do Japão, permitiu e requereu um enorme aumento na produção e na infra-estrutura. O Japão construiu indústrias, tais como estaleiros, fundições de ferro, e fábricas de fiação, que eram depois vendidas a empresários. Consequentemente, as empresas nacionais se tornaram consumidoras de tecnologia ocidental e aplicou isso para produzir itens que seriam vendidos a preços baixos no mercado internacional. Com isso, as zonas industriais cresceram enormemente, e não houve migração em massa do campo para os centros de industrialização. A industrialização além disso era paralela com o desenvolvimento de um sistema ferroviário e comunicações modernas, integrando o país. Posteriormente, algumas dessas indústrias foram vendidas a baixo preço para empresários do setor privado. 
      A venda de algumas empresas estatais originou os zaibatsus, grandes monopólios familiares de indústrias e bancos, constituindo a base econômica do Japão, que tiveram ainda maior desenvolvimento no período entre a Primeira (1914 - 1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), porque o governo japonês lhes proporcionou inúmeras vantagens e privilégios. 
     Ainda no fim do século XIX, as empresas de materiais bélicos já desfrutavam de certos benefícios, pois o desenvolvimento da industrialização também tinha objetivos militares. Da mesma maneira que a industrialização livrou o país de qualquer dominação por parte de nações ocidentais, ela se constituiu também numa estratégia de expansão da área territorial japonesa para o Extremo Oriente. 

GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial