quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Desenvolvimento e Poluição no Japão - Exercícios sobre o Japão para Ensino Fundamental

       Exercícios de Geografia para o Ensino Fundamental: completar as lacunas a fim de manter o sentido do texto, sobre o Japão. 
      Digite suas respostas nos retângulos (colunas) e, ao final de cada parágrafo, verifique seus acertos! 



    Esse exercício utilizou um Texto do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.

          




                                   Bons estudos!


                 Japão - Desenvolvimento e Poluição

Geografia Newton Almeida
   








     Um dos traços característicos da  japonesa no período de 1955 a 1973 foi o crescimento das indústrias de base e química, que exigem muito  e determinam o desenvolvimento de novas . Nesse sentido, destacaram-se a siderurgia e a , além da química fina, que recebeu grandes  por ser a que mais  tecnologia. 



RESPOSTA - industrialização ; capital ; tecnologias ; petroquímica ; investimentos ; desenvolve . 


     Assim, já em 1970 as  de base e química possuíam 28,4% das , absorviam 49,6% dos  e contribuíam com 62,3% da  nacional. Uma consequência negativa desse rápido crescimento foi a  do meio ambiente. O assunto passou então a ser discutido pela , na busca de soluções.

RESPOSTA - indústrias ; fábricas ; trabalhadores ; produção ; poluição ; sociedade . 

           Acima: cidade de Tóquio, a capital do Japão. 

              O Avanço Tecnológico e o Novo Espaço  

    A partir de 1970, a situação  favorável do país começou a mudar, por várias razões: 

- a desvalorização do , em 1971,  e  a  subida  do  iene ( japonesa) provocaram a alta dos preços no mercado ;
- o preço do barril do  aumentou muito, passando a pesar na balança  do Japão, país  do produto;
- movimentos de contestação interna passaram a questionar os efeitos sociais e  do extraordinário crescimento, como a poluição do meio , a degradação da  japonesa, o congestionamento das  e a especulação imobiliária, que elevou o preço dos  urbanos e agravou o problema de moradia para os trabalhadores.

RESPOSTA - Industrial ; altamente ; dólar ; moeda ; interno ; petróleo ; comercial ; importador ; ecológicos ; ambiente ; cultura ; cidades ; imóveis . 

     Diante dos  surgidos a partir de 1970, o  precisou reavaliar sua política de desenvolvimento . No decorrer das décadas de 1970 e 1980, diminuíram os  nas indústrias de base e química e voltou-se a investir mais nas indústrias de bens de . As indústrias de  de ponta passaram a ser priorizadas, realizando-se internamente as  necessárias aos setores de eletrônica, informática, , etc. O  da robótica foi tão intenso que o Japão sozinho utilizava mais  que todo o restante do mundo.

RESPOSTA - problemas ; Japão ; econômico ; investimentos ; consumo ; tecnologia ; pesquisas ; robótica ; desenvolvimento ; robôs .

     Os  dessa mudança de rumo não tardaram a aparecer, e desde os anos 1970 o Japão passou a  de igual para igual (e às vezes até com vantagem) com os  Unidos em diversos setores, como a indústria , a indústria eletrônica, a  e outros. 

RESPOSTA - efeitos ; competir ; Estados ; automobilística ; informática . 

     A partir de 1979, o  começou a reorganizar seu espaço . Muitas indústrias de  foram transferidas para outros , como  do Sul, Taiwan,  (no Extremo Oriente) e até mesmo o  (sobretudo na Zona Franca de ), onde a mão de obra é mais 

RESPOSTA - Japão ; industrial ; base ; países ; Coreia ; Cingapura ; Brasil ; Manaus ; barata .


Geografia Newton Almeida


GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial