sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O Que É o Turismo? - Alguns Indicadores Sócio-Econômicos do Turismo no Mundo e no Brasil

      A chegada de turistas beneficia diversos segmentos da economia de um lugar, desde os hotéis e restaurantes, setor do varejo, aos transportes, postos de gasolina, serviços em geral, teatros, museus, lazer, cinemas, produção local artística como o artesanato, e assim por diante em um ciclo distributivo de renda.  
     Acima-  Morro do Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro em 2014, durante a Copa do Mundo do Brasil.

      A vinda de turistas a um determinado lugar é como se fosse o contrário da exportação de produtos e mercadorias, onde o valor histórico, ambiental, cultural, enfim a  atratividade do potencial  turístico de determinada cidade faz com que o consumidor turista se desloque comprando, e não as mercadorias viajando até os consumidores estrangeiros. 
    O turismo é como se fosse a importação de consumidores, observando simplesmente sob o aspecto econômico. É claro que outros tantos benefícios são absorvidos com a chegada de turistas. Entre tantos, o aumento da auto-estima da população local fica evidente, pois todos se sentem valorizados em viverem numa cidade que atrai turistas, pelas suas belezas, pela sua história, pela  sua produção cultural e artística, pela sua natureza, pela sua beleza e conforto urbano ... Receber turistas valoriza todo e qualquer lugar. 
      
                          O que é o Turismo? 
      
           A definição de turismo segundo a Organização Mundial de Turismo - OMT é: 

     " O turismo compreende atividades desenvolvidas por pessoas ao longo de viagens e estadias em locais situados fora do seu enquadramento habitual por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negócios e outros ". 

        O turismo é a atividade econômica apontada como a maior difusora da renda. Além de questões de cunho cultural ou afetivo, o turista é muito bem vindo por onde passa,  pois significa que é um consumidor em potencial. Podem existir sentimentos xenófobos em relação aos imigrantes, mas muito raramente com relação aos turistas. 
         As motivações para os turistas realizarem suas viagens são inúmeras, como vistar parentes, procurar diversão e lazer, participar de eventos de negócios ou culturais, etc.  Portanto, os empreendedores das atividades turísticas estão sempre procurando criar novos eventos atrativos e ampliar a capacidade dos meios de hospedagem. Ao mesmo tempo, o setor público se incumbe de melhorar a infra-estrutura de saneamento, segurança, mobilidade urbana e paisagismo, principalmente, o que beneficia diretamente a população da cidade em questão. 
       Para o morador de um local turístico pouco importa qual foi a motivação do empreendedor ou do  governante para contribuir com melhorias na sua cidade, ele sente-se motivado a contribuir também, seja limpando sua calçada ou melhorando seu jardim, ou conversando com os turistas. O turismo beneficia a todos e valoriza a cidade. 

     Alguns Indicadores Sócio-Econômicos do Turismo no Mundo e no Brasil  (Fonte Ministério do Turismo -www.dadosefatos.turismo.gov.br/)

             -  São cerca de 200 países no mundo ( a Organização das Nações Unidas considera apenas 191) onde vivem 7 bilhões de seres humanos; 


         - Estimativa de 3,5% de crescimento da economia mundial e queda de  1,0%  da economia no Brasil (segundo a previsão mais otimista que é do Fundo Monetário Internacional - FMI, sendo que a maioria acredita que o Produto Interno Bruto do Brasil deverá cair, pelo menos, em 2%, em relação ao ano de 2014) ; 


            -  O turismo gerou uma receita total, no mundo,  de  US$ 1.245 bilhões de dólares = 1 trilhão, duzentos e quarenta e cinco bilhões de dólares =  R$ 4.892 bilhões de reais = 4 trilhões, oitocentos e noventa e dois bilhões de reais;  em 2015 o total será de cerca de R$ 5 trilhões de reais ; 


            - O ganhos com o turismo no mundo alcançam 9% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial; 

              
             - O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2014 foi de R$ 5,521 trilhões de reais (7ª maior economia do mundo); em 2015 deverá ficar em R$ 5,3 trilhões ; 
           
              - Os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2014 gastaram R$ 29, 380 bilhões de reais; o impacto total (direto) do turismo na economia do Brasil é de 3,6% do PIB (quase R$ 200 bilhões de reais); 

           -  Previsão de crescimento de 3% a 4% para o turismo no mundo em 2015; a diminuição do preço do petróleo é benéfica, pois barateia o custo dos transportes; 

        -  Paris, capital da França, recebe 30 milhões de turistas estrangeiros ao ano, enquanto que em todo Brasil chegam cerca de 6 milhões de turistas por ano; 


       - A quantidade  de turistas estrangeiros que visitou o Brasil em 2014 foi de 6,429 milhões, crescimento de 10,6% em relação ao ano anterior; 


       - Países emissores de turistas para o Brasil (ano base 2014): 1º Argentina (1.743.930 turistas); 2º Estados Unidos (656.801 turistas); 3º Chile (336.950 turistas), que ultrapassou o Paraguai e assumiu a terceira posição; 
        
        -  São Paulo, por onde entraram 2.219.917 visitantes (2014), permanece como a principal porta de entrada de turistas estrangeiros do Brasil; o Rio de Janeiro, 2º lugar na lista de receptores (1.597.153);

       -   De cada 10 brasileiros 7 desejam realizar um viagem dentro do Brasil e não ao exterior; O dólar em alta no  Brasil inibe as viagens de brasileiros ao exterior e poderá aumentar as viagens internas (um dólar americano está valendo 3,9 reais  -  1 US$ = 3,93 R$) ; 


         - Entre os anos de 2005 a 2013 o número de viagens realizadas no Brasil subiu de 139 milhões para 202 milhões, crescimento de 45% .


                                      Conclusão


          O Brasil possui capacidade de lucrar muito mais com o turismo, o que acontecerá à medida que os nossos problemas relacionados ao saneamento básico, segurança pública e infra-estrutura dos transportes  forem sendo resolvidos. 

     O povo brasileiro, de maneira geral, é citado com um dos mais receptivos e acolhedores do mundo, além das expressões culturais que produz, como o carnaval do Rio de Janeiro, contribuindo muito com a atração de turistas estrangeiros. O Brasil possui, também, inúmeros atrativos naturais, com destaque para o seu extenso e belo litoral.  
       A melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro deve ser a prioridade absoluta para os governantes, que acontecendo, trará também o aumento do turismo.  Uma cidade boa para o turista é, antes de tudo, uma cidade boa para o povo que lá vive. 
  *   Texto  escrito por Newton Almeida (Secretário de Turismo de Rio Bonito - RJ) em 30 de outubro de 2015.



GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial